O DIA MAIS CURTO: CURTINHAS PARA TODOS

21 de dezembro de 2020 – 18h00 | Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva

No dia 21 de dezembro de 2021, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, em conjunto com o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva e a Casa Comum da Universidade do Porto, associa-se à nona edição da grande festa da curta-metragem “O Dia Mais Curto”, promovida pela Agência da Curta Metragem.

Pelas 18h00 convidamos os mais pequenos a visitar a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva e a assistir ao programa “Curtinhas para Todos”, preparado especialmente para crianças com mais de seis anos.

A entrada é gratuita, mediante inscrição prévia (galeria@mhnc.up.pt), e limitada à lotação do espaço.

Conheça o programa da Universidade do Porto para a tarde do dia 21 de dezembro:

Saber mais sobre a iniciativa

Pelo nono ano consecutivo, Portugal celebra O Dia Mais Curto com sessões de cinema por todo o país. Junte-se a nós e dê as boas-vindas a mais um Inverno no aconchego do cinema, auditórios, estações de metro… ou até mesmo do sofá.

Todos os anos, entre 21 e 22 de dezembro, o Inverno chega ao hemisfério norte. Este fenómeno astronómico que assinala o dia mais curto do ano inspirou a criação da festa que celebra o cinema no formato curto em todo o mundo: O Dia Mais Curto.

Agência da Curta Metragem propõe 4 programas distintos para todas as idades e públicos, com filmes portugueses ou internacionais, que serão exibidos de norte a sul do país, no continente e ilhas.

“Curtas do Mundo” propõe uma viagem por algumas das obras exibidas na mais recente edição do festival Curtas Vila do Conde. O programa “Novas Curtas Portuguesas” é uma oportunidade para conhecer autores nacionais e as histórias que têm para nos contar, enquanto as secções dedicadas aos mais jovens, “Curtinhas para Todos” (M/6) e “Amiguinhos” (M/3), prometem muita animação a par da educação pela imagem.

Aos programas propostos pela Agência da Curta Metragem, somam-se ainda as programações próprias das várias associações ou cineclubes que aderiram ao evento, sessões especiais para escolas, e a sua exibição televisiva ou online.

Junte-se à celebração do formato mais criativo e original do Cinema e dê as boas- vindas a mais um Inverno na melhor companhia!

Saber mais sobre o programa

Conheça o programa completo da edição deste ano desta iniciativa no website oficial.