O DIA MAIS CURTO: CURTAS DO MUNDO

21 de dezembro de 2023 – 18h30 | Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva

No dia 21 de dezembro de 2023, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, em parceria com o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva e a Casa Comum da Universidade do Porto, associa-se à grande festa da curta-metragem O Dia Mais Curto, promovida pela Agência da Curta Metragem.

Pelas 18h30 convidamos a assistir ao programa Curtas do Mundo (Prémio do Público Europeu). Nesta sessão de curtas-metragens internacionais, , com a duração de 67 min (M/12), apresentam-se alguns dos filmes europeus premiados pelo público dos grandes festivais de cinema que, este ano, competem para o prémio ESFAA – European Short Film Audience Award. Uma sessão de encontros, uma jovem turca de regresso à sua terra natal, um veterano afegão que cruza a vida de Nathalie, CEO de classe alta, dois estudantes universitários que se apaixonam.

SE NÃO FOR AGORA, QUANDO SERÁ?

Jens Roseman · Alemanha
2021 · ANI · 4’

Num lindo dia de verão, Sven vai finalmente dar o salto: pular da prancha de dez metros. Mas primeiro um banho. Agora ele está pronto, mas… talvez seja melhor amanhã?

BEŞ

Ayla Çekin Satijn · Países Baixos
2021 · FIC · 7’

Quando uma jovem regressa à sua terra natal para assistir ao tradicional casamento turco de uma amiga de infância, ela receia não ser bem aceite. Mas quando se reúne com as suas quatro amigas de infância, ela descobre que também não está livre de preconceitos.

TONDEX 2000

Jean-Baptiste Leonetti · França
2023 · FIC · 28’

Sylvain, um veterano afegão que vive de pequenos delitos, cruza-se com Nathalie, uma CEO de classe alta que luta para manter aberta a sua empresa de cortadores de relva.

ARQUITECTURA EMOCIONAL 1959

León Siminiani · Espanha
2022 · FIC · 29’

Esta é a história de amor entre Sebas e Andrea, estudantes universitários do primeiro ano. Aqui se conta como a classe social e a ideologia se tornam obstáculos intransponíveis. Aqui encontramos a arquitetura marcando, inadvertidamente, a fronteira que acaba ditando a emoção.

A entrada é gratuita, mediante inscrição prévia (galeria@mhnc.up.pt), e limitada à lotação do espaço.

Prepare a sua agenda para a tarde e noite de dia 21 de dezembro, aproveitando ainda para conhecer o programa do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva e da Casa Comum:

Saber mais sobre o programa

Conheça o programa completo da edição deste ano desta iniciativa no website oficial.