PARA ALÉM DO CRESCIMENTO ECONÓMICO: QUE ALTERNATIVAS PARA AS CIDADES?

22 Nov 2022 – 17h30 // Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva

As sociedades contemporâneas precipitam-se em direção a uma lógica de crise constante. Problemas sociais, económicos, energéticos, ambientais, de saúde pública e de segurança tanto alimentar como militar sucedem-se a um ritmo acelerado, aproximando-se e sobrepondo-se uns aos outros. Com o intuito de resolver estes problemas, formou-se um consenso a nível internacional: é necessário promover o crescimento económico de forma acelerada para que se gerem os meios capazes de financiar as soluções. Porém, uma possibilidade grave tem vindo a ser sistematicamente negligenciada: e se a raiz destes problemas for, precisamente, a promoção constante do crescimento económico? E se o crescimento económico for o problema em vez da solução? Que alternativas existem?

As cidades estão na linha da frente desta problemática. A especulação imobiliária, a turistificação urbana, a segregação social, a aceleração dos modos de vida, a competição desenfreada, o consumismo e a criação de resíduos, o domínio do espaço público pela indústria automóvel, a proliferação de centros comerciais e das chamadas “tecnologias inteligentes” são alguns dos ingredientes da receita que tem sistematicamente convertido as cidades em máquinas indutoras de crescimento económico. São, porém, as cidades que resultam da aplicação destas medidas aquelas em que queremos viver? Estas medidas são parte do problema ou parte da solução? Que alternativas existem a elas?

Enquadrado no lançamento em Portugal do livro Post-Growth Planning: Cities Beyond the Market Economy, que resultou de uma colaboração da Universidade do Porto com a Universidade de Amsterdão e múltiplos outros parceiros internacionais, terá lugar um debate sobre esta matéria, aberto à participação do público.

Oradores

António Ferreira, Investigador Principal, CITTA

Kim von Schönfeld, Investigadora, CITCEM

Paulo Pinho, Professor Catedrático, CITTA