Pequenos Naturalistas

COLECIONAR O MUNDO

No primeiro ciclo do programa Pequenos Naturalistas, propomos uma viagem através do fantástico universo das coleções museológicas. Não deve haver quem nunca se tenha apaixonado pelos objetos que coleciona ou colecionou… Por isso é fácil perceber o entusiasmo de quem coleciona! Mas como será que nos museus se constroem, protegem e divulgam as coleções de objetos que nos permitem conhecer e dar a conhecer o nosso mundo, o seu passado, presente e futuro? Objetos esses, que podem ser tão diversos como minerais, fósseis, artefactos, animais ou plantas, entre outros. Quais serão os procedimentos e as escolhas que se fazem? Quem são as pessoas que trabalham com estes objetos e coleções? Quais são os seus perfis?

Ao longo de um ano, vamos desvendar os bastidores do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto. Construiremos pequenas coleções, explorando as áreas científicas representadas no acervo desta instituição, desde a mineralogia à paleontologia, passando pela arqueologia, etnografia, zoologia e botânica, sem esquecer a instrumentação científica. Para isso, convidaremos os Pequenos Naturalistas a tornarem-se Curadores e Conservadores!

Juntos, vamos Colecionar o Mundo!

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Crianças e jovens dos 5 aos 15 anos, organizados em quatro grupos:

• Dois grupos 5 a 7 anos (Grupos A e D);
  • Um grupo 8 a 11 anos (Grupo B);
  • Um grupo 12 a 15 anos (Grupo C).

Planificação

• As sessões decorrerão duas vezes por mês, na manhã ou tarde de sábado, de setembro a novembro de 2023, e de janeiro a junho de 2024.
  • As sessões da manhã decorrerão das 10h00 às 12h30 e as sessões da tarde das 14h30 às 17h00.
  • A cada grupo será atribuído um horário específico.

Consulte aqui o programa e calendarização para 2023-24.

Lotação

20 participantes por grupo (max. 80 participantes por ciclo)

Local

Instalações do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto: Polo Central (Edifício Histórico da Reitoria da U.Porto), Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva e Jardim Botânico da Universidade do Porto

Preço

200 euros/ano/participante (contacte-nos para conhecer as modalidades de pagamento)

Inscrições

As inscrições serão feitas por e-mail para s.educativo@mhnc.up.pt. No momento de inscrição deverá facultar os seguintes dados:

• Nome do/a encarregado/a de educação;
  • Nome da(s) criança(s);
  • Data de nascimento da(s) criança(s);
  • Para crianças com 5 a 7 anos, deverá ainda indicar o grupo – A ou D – pretendido.