Pequenos Naturalistas

EXPLORAR O MUNDO

No terceiro ciclo do programa Pequenos Naturalistas trazemos uma proposta diferente: vamos deixar o espaço físico do Museu e partir à descoberta do património natural e cultural de Portugal!

Este é um programa para todos os Exploradores! Explorar o Mundo é um campo de férias de verão que nos levará aos mais incríveis espaços naturais do nosso país. De dia e de noite, vamos observar e documentar a bio e geodiversidade de locais selecionados. Com recursos às técnicas e metodologias utilizadas na investigação científica, vamos analisar formações geológicas, cobertura vegetal e comportamentos animais, entre outras estruturas e fenómenos fascinantes. Haverá também tempo para conhecer práticas etnográficas e para contactar com o património arqueológico e paleontológico. E, pelo caminho, não poderemos deixar de dar o nosso contributo para a preservação da natureza, através da realização de ações focadas de monitorização e sensibilização ambiental.

E, claro, vamos aplicar-nos no registo de todas estas experiências, de modo a que possamos partilhar com todos as impressões das nossas expedições. A nossa missão? Conhecer, dar a conhecer e incentivar a proteção dos nossos recursos naturais e património cultural!

Juntos, vamos Explorar o Mundo!

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Crianças e jovens dos 5 aos 15 anos, organizados em quatro grupos:

• Dois grupos 5 a 9 anos (Grupos A e B);
  • Dois grupos de 10 a 15 anos (Grupos C e D).

Planificação

• A primeira edição do ciclo Explorar o mundo decorrerá em julho de 2024, segundo o formato de campo de férias;
  • Cada campo de férias terá a duração de uma semana (2.ª a 6.ª feira);
  • O campo de férias dirigido a crianças dos 5 aos 9 anos decorrerá em regime diurno;
  • O campo de férias dirigido a crianças e jovens dos 10 aos 15 anos decorrerá em regime residencial.

Consulte aqui o programa e calendarização completos.

Lotação

25 participantes por grupo

• 180 euros/participante para o campo de férias em regime diurno
  • 250 euros/participante para o campo de férias em regime residencial

Contacte-nos para conhecer as modalidades de pagamento.

Inscrições

As inscrições serão feitas por e-mail para s.educativo@mhnc.up.pt. No momento de inscrição deverá facultar os seguintes dados:

• Identificação do programa – Pequenos Naturalistas – Explorar o mundo
  • Datas para as quais pretende que seja feita a inscrição (Grupo A, 5-9 anos – 8 a 12 de julho; Grupo B, 5-9 anos – 22 a 26 de julho; Grupo C – 10 a 15 anos, 1 a 5 de julho, ou Grupo D, 10 a 15 anos – 15 a 19 de julho);
  • Nome do/a encarregado/a de educação;
  • Contacto telefónico do/a encarregado/a de educação;
  • Nome da(s) criança(s);
  • Data de nascimento da(s) criança(s);
  • Restrições alimentares;
  • Alergias alimentares ou outras;
  • Condições médicas pré-existentes;
  • Outras informações relevantes.

PARCERIAS

A primeira edição do ciclo Explorar o mundo conta com a colaboração dos seguintes parceiros: