[ESGOTADO] PLANEAMENTO DE EXPOSIÇÕES
Formador responsável: Constança Vieira de Andrade
Número máximo de participantes: 15
Tipo de curso: teórico-prático
Data: 6 e 7 de outubro de 2020 | 10h00 – 18h00
Duração: 12h
Local: Instalações do MHNC-UP no Edifício Histórico da Reitoria da U.Porto – sala 1.11
Preço: 90 € (inscrição regular); 60 € (estudantes e funcionários de instituições abrangidas pelos protocolos MHNC-UP para a promoção e divulgação das coleções e património científico); 120 € (instituições e empresas); gratuito (funcionários de instituições associadas ao consórcio PRISC) | | Estão disponíveis 10 Bolsas PRISC (inscrição gratuita), sendo dada prioridade a candidatos desempregados, residentes fora da área metropolitana do Porto e estudantes – as bolsas excedentes serão distribuídas por ordem de receção das inscrições.
DESCRIÇÃO
As exposições – nas suas diversas modalidades – são um dos principais mecanismos de comunicação das instituições culturais com os seus públicos. O grau de sucesso que as exposições atingem depende do seu planeamento eficaz, desde a estrutura idealizada para a sua narrativa aos espaços que as vão albergar e à concretização física.
OBJETIVOS
O objetivo do curso é introduzir os participantes à metodologia de planeamento de exposições, com destaque para o contexto de museus e coleções de história natural.
Objetivos de aprendizagem:
- Compreender os passos principais para a estruturação de diversos tipos de exposições;
- Compreender as especificidades dos museus e coleções de história natural;
- Adquirir conhecimentos básicos de gestão de um projeto expositivo.
Competências específicas:
- Avaliar os elementos disponíveis para criação de uma exposição: objetos/ coleções, recursos materiais e imateriais, espaços de instalação;
- Compreender as áreas específicas de conhecimento que devem intervir na criação de uma exposição;
- Criar narrativas expositivas de acordo com os objetivos pretendidos para cada tipo de exposição.
PLANO DO CURSO
Apresentação oral pelos formadores dos vários conceitos a abordar, bem como de exemplos de casos práticos nos quais estes são aplicáveis, seguida de exercícios práticos envolvendo a participação ativa dos formandos.
AVALIAÇÃO
Informal. intervenção dos formandos.