[ESGOTADO] PLANEAMENTO DE EXPOSIÇÕES

Formador responsável: Constança Vieira de Andrade

Número máximo de participantes: 15

Tipo de curso: teórico-prático

Data: 6 e 7 de outubro de 2020 | 10h00 – 18h00

Duração: 12h

Local: Instalações do MHNC-UP no Edifício Histórico da Reitoria da U.Porto – sala 1.11

Preço: 90 € (inscrição regular); 60 € (estudantes e funcionários de instituições abrangidas pelos protocolos MHNC-UP para a promoção e divulgação das coleções e património científico); 120 € (instituições e empresas); gratuito (funcionários de instituições associadas ao consórcio PRISC) | | Estão disponíveis 10 Bolsas PRISC (inscrição gratuita), sendo dada prioridade a candidatos desempregados, residentes fora da área metropolitana do Porto e estudantes – as bolsas excedentes serão distribuídas por ordem de receção das inscrições.

DESCRIÇÃO

As exposições – nas suas diversas modalidades – são um dos principais mecanismos de comunicação das instituições culturais com os seus públicos. O grau de sucesso que as exposições atingem depende do seu planeamento eficaz, desde a estrutura idealizada para a sua narrativa aos espaços que as vão albergar e à concretização física.

OBJETIVOS

O objetivo do curso é introduzir os participantes à metodologia de planeamento de exposições, com destaque para o contexto de museus e coleções de história natural.

Objetivos de aprendizagem:

  • Compreender os passos principais para a estruturação de diversos tipos de exposições;
  • Compreender as especificidades dos museus e coleções de história natural;
  • Adquirir conhecimentos básicos de gestão de um projeto expositivo.

Competências específicas:

  • Avaliar os elementos disponíveis para criação de uma exposição: objetos/ coleções, recursos materiais e imateriais, espaços de instalação;
  • Compreender as áreas específicas de conhecimento que devem intervir na criação de uma exposição;
  • Criar narrativas expositivas de acordo com os objetivos pretendidos para cada tipo de exposição.

PLANO DO CURSO

Apresentação oral pelos formadores dos vários conceitos a abordar, bem como de exemplos de casos práticos nos quais estes são aplicáveis, seguida de exercícios práticos envolvendo a participação ativa dos formandos.

AVALIAÇÃO

Informal. intervenção dos formandos.

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