English version

Acerca do projeto Plant Data

Em 2020, o artista contemporâneo Yota Ayaan da Nova Zelândia, baseado no Porto, e Mariana Sottomayor, Professora de Biologia Celular na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e investigadora em Biologia de Plantas no CIBIO-InBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, começaram a trabalhar com a Prof. Kathy Steppe do Laboratório de Ecologia de Plantas da Universidade de Ghent, um dos principais laboratórios na deteção de ‘emissões acústicas’ (Eas) em plantas. Nas suas conversas, Steppe sugeriu que “na verdade o papel do artista aqui é necessário, devemos tentar converter estes dados de EAs, interpretá-los a fim de torná-los acessíveis”. O laboratório forneceu registos de dados obtidos a partir do freixo Fraxinus excelsior, apresentados exclusivamente na exposição.

Ayaan trabalhou em colaboração com Stefaan Van Leuven (Soulwax) na conversão dos dados numa notação musical multi-canal com 24 h de duração. As estruturas dos dados são complexas e convertem-se em algo muito diferente da música humana. Existem dois sistemas de som na obra de arte, ambos baseados nos dados, mas extrudidos em duas assinaturas de tempo contrastantes. O primeiro sistema rastreia milhares de “eventos” de som em tempo real, que ocorrem à medida que células vegetais específicas se enchem e se esvaziam com ar e água. Cientificamente, poderia dizer-se que esses sons são o fluxo de água e a formação de bolhas de ar nos vasos do xilema, entre a hidratação e a desidratação e vice-versa. O segundo sistema está relacionado com o percurso solar, onde o som forma um arco que entra e sai da peça ao longo de uma duração de 12 horas, este arco é significativo nos registos de dados. A segunda transmissão é composta numa escala de tempo muito mais lenta do que a primeira, com base num único evento de EA.

No átrio central da Galeria da Biodiversidade encontramos Plant Data, composta por uma floresta virtual de freixos, desde pequenas plantas até espécimes com mais de 5 metros de altura, combinados com altifalantes, misturadores, computadores portáteis e cabos de eletricidade, que se fundem e se entrelaçam. Na sala mais pequena encontra-se Study for Plant Data – um estudo de som experimental com um ciclo de 9 minutos que vem com uma janela aberta com vista para o Jardim Botânico, no exterior. Na terceira sala, Plant Spirit é uma instalação multimédia sob a forma de um escritório em casa, dentro de uma estrutura de estufa iluminada, que reproduz (num computador portátil) gravações vídeo de quatro palestras realizadas em zoom apresentando histórias pessoais e introspeções do ancião sundance Miguel Riveira, da investigadora e ecóloga evolutiva Monica Gagliano, do curandeiro e xamã Mark Jensen e da escultora e ativista alimentar indígena Roxanne Swentzell.

Plant Data, 2021

Yota Ayaan em colaboração com Mariana Sottomayor e Stefaan Van Leuven

Instalação áudio de 4 canais sincronizada com o sol

Árvores de Fraxinus spp., misturadores de som, computadores portáteis, cabos de alimentação, suportes, altifalantes

duração: ciclo de 24 horas

Study for Plant Data, 2021

Yota Ayaan in collaboration with Stefaan Van Leuven

Instalação áudio de 2 canais

Misturador de som, computador portátil, cabos de alimentação, suportes, altifalantes duração: ciclo de 9 minutos

Plant Spirit, 2021

Yota Ayaan em colaboração com Jackson Gore

Instalação áudio de 2 canais e vídeo

Árvores de Fraxinus spp., estrutura de estufa, secretária, cadeira, luzes, misturador de som, computador portátil, cabos de alimentação, suportes, altifalantes

duração: ciclo de 64 min

Investigação científica: Kathy Steppe

Dados de emissão acústica: Laboratório de Ecologia de Plantas, U. Ghent

Sistemas de som: Flymedia, Porto

Viveiros: Acácio Barbosa e Carla Barbosa, Viveiros Albar, Gondomar

Viveiros: Ambiflora, Braga


About the Plant Data project

In 2020 contemporary artist Yota Ayaan from New Zealand based in Porto, and Mariana Sottomayor, a Professor of Cell Biology at the Faculty of Sciences of the University of Porto, and researcher in Plant Biology at CIBIO-InBIO – Research Centre in Biodiversity and Genetic Resources, started working with Professor Kathy Steppe from the Laboratory of Plant Ecology at Ghent University, one of the top labs in detection of ‘acoustic emissions’ (AEs) in plants. In their conversations Steppe suggested that “actually the role of the artist here is necessary, we must attempt to convert this AE data, to interpret it in order to render it accessible”. The lab provided data records taken from the ash tree or Fraxinus excelsior, featured exclusively in the exhibition. 

Ayaan then worked in collaboration with Stefaan Van Leuven (Soulwax) on data conversion into a multi-channel, twenty-four hour long musical score. The data structures are complex and convert to something not at all like human music. There are two sound systems in the artwork, both based on data but extruded into two contrasting time signatures. The first system tracks thousands of real-time sound “events” occurring as specific plant cells fill and empty with air and water. Scientifically you would say these sounds are the flow of water and the formation of air bubbles in xylem vessels, between hydration to dehydration and back again. The second system is concerned with the solar path where the sound arcs in and out of the piece over a duration of 12 hours, this arc is significant in the data records. The second transmission is composed in a vastly slower time scale than the first, based on a single AE event.

In the main hall of the Museum is Plant Data comprised of a virtual forest of ash trees from small plants to specimens over 5 metres tall, combined with speakers, mixers, laptops and power cables lying on the floor that merge and intertwine. In the smallest room is Study for Plant Data – a 9 minute looped experimental sound study that comes with an open window view to the Jardim Botânico, outside. In the third room, Plant Spirit is a multimedia installation in the form of a home office within an illuminated greenhouse structure, that plays (on a laptop) video recordings of four talks held on zoom featuring personal stories and insights from sundance elder Miguel Riveira, researcher and evolutionary ecologist Monica Gagliano, herbalist and healer Mark Jensen and sculptor and indigenous food activist Roxanne Swentzell.

Plant Data, 2021

Yota Ayaan in collaboration with Mariana Sottomayor and Stefaan Van Leuven

4-channel audio installation synchronised with the sun

Fraxinus spp. trees, sound mixers, laptops, power cords, stands, speakers

duration: 24 hr loop

Study for Plant Data, 2021

Yota Ayaan in collaboration with Stefaan Van Leuven

2–channel audio installation

Sound mixer, laptop, power cords, stands, speakers

duration: 9 min loop

Plant Spirit, 2021

Yota Ayaan in collaboration with Jackson Gore

2–channel audio and video installation

Fraxinus spp. trees, greenhouse frame, desk, chair, 
lights, sound mixer, laptop, power cords, speakers

duration: 64 min loop

Scientific research: Kathy Steppe

Acoustic emission data: Laboratory of Plant Ecology, Ghent

Sound systems: Flymedia, Porto

Tree nursery: Acácio Barbosa and Carla Barbosa, Viveiros Albar, Gondomar

Tree nursery: Ambiflora, Braga

Voltar