PODEMOS SALVAR-NOS DE NÓS PRÓPRIOS? INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

3 de setembro de 2020, 21h30 – 23h00 | Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva

A Inteligência Artificial é um ramo da Ciência de Computadores que estuda a conceção de sistemas computacionais que emulam processos cognitivos para resolver problemas que requerem conhecimento.  Uma das áreas da Inteligência Artificial é a Machine Learning ou aprendizagem computacional, cujo objetivo é a criação de modelos a partir de dados que permitam o reconhecimento automático de padrões complexos e/ou a realização de previsões que poderão auxiliar na compreensão de alguns processos e na tomada de decisões. Hoje em dia, as técnicas de Machine Learning são aplicadas nas mais variadas áreas da sociedade atual, da medicina à engenharia, dos transportes ao entretenimento. E no que diz respeito à crise ambiental com que nos vemos a braços atualmente? Que contributos tecnológicos já usufruímos e para onde se encaminha o futuro nesta área? Estará a salvação à distância de um clique?

Investigadores convidados

Rita P. Ribeiro (INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência e a Faculdade de Ciência da Universidade do Porto – Departamento de Ciência de Computadores)

Professora Auxiliar no Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e investigadora do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). Fez o doutoramento na Universidade do Porto na área de Machine Learning. Os principais interesses de investigação centram-se na deteção/previsão de valores raros e/ou extremos em áreas relacionadas com problemas ambientais, manutenção preditiva e deteção de fraude. É membro do comité de programa de várias conferências, atuando também como revisora de várias revistas e tem estado envolvida na organização de alguns eventos científicos. Atualmente, é membro do grupo de trabalho do European Marine Board sobre Big Data and Marine Science.

Neftali Sillero (CICGE – Centro de Investigação em Ciências Geo-Espaciais)

É Investigador Principal no Centro de Investigação em Ciências Geo-Espaciais e lidera o Laboratório de Biologia Espacial. Investiga padrões espaciais biológicos a diferentes escalas (locais, regionais, continentais) nas áreas de ecologia espacial, biogeografia, ecologia de estradas e conservação. As suas ferramentas principais são os sistemas de informação geográfica, deteção remota, modelação ecológica e estatística espacial. É pioneiro no uso da deteção remota na modelação das distribuições das espécies e na aplicação de soluções robóticas na conservação da biodiversidade.

Público alvo: adultos | Entrada gratuita, mediante inscrição prévia: galeria@mhnc.up.pt