É com prazer que apresentamos a primeira iniciativa do ano, uma exposição inédita de fotografia, instalação e acervo documental, realizada a partir da biblioteca pessoal de Sophia por Oxana Ianin e com curadoria de Martim Sousa Tavares.

Entre 2015 e 2018, foram identificados nesta biblioteca mais de trezentos livros com dedicatórias a Sophia, oferecidos ao longo de sete décadas por autores e artistas como Teixeira de Pascoaes, Carlos Drummond de Andrade, Maria Helena Vieira da Silva, Arpad Szenes, Miguel Torga, Eugénio de Andrade, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Jorge de Sena, Herberto Helder e muitos outros.

Para além do testemunho das dedicatórias, estes livros guardavam entre as suas páginas dezenas de manuscritos inéditos, correspondência, traduções, ensaios e outros materiais.

Fique a conhecer mais da vida e obra de Sophia a partir da sua biblioteca pessoal, composta certamente pelos livros de que mais gostou e leu.

Uma exposição a não perder, de 25 de Janeiro a 22 de Fevereiro de 2019 na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, e ao longo do ano noutros locais a anunciar brevemente.

De 25 de Janeiro a 22 de Fevereiro de 2019
De terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00 (último acesso às 17h30)
Entrada gratuita

Para saber mais, siga-nos, através de Jardim de Sophia, no Facebook e Instagram.