VERÃO NO MUSEU 2019 – Programa

 

Oficinas Diárias | 29 de julho a 2 de agosto

 

Mundo submerso: os mistérios do oceano – 29 de julho (2.ª f)

É no mar que habitam algumas das criaturas mais incríveis: desde os coloridos peixes-palhaço, passando pelos curiosos cavalos-marinhos, até às baleias gigantes. É também aqui que vive um incrível grupo de animais, tão frequentemente mal compreendido: os tubarões.

Numa visita à exposição “Sharks”, da National Geographic, vais poder observar a grande diversidade de tubarões que existem por todo o mundo.
Será que temos alguma razão para ter medo destes animais?

 

Com a cabeça na lua! – 30 de julho (3.ª f)

Espaço! A última fronteira!
Esta será a viagem dos “mini-astraunautas” do Jardim Botânico.
Missão do dia: explorar novos mundos, viajar pelo Sistema Solar e entrar num mundo extraordinário onde nunca sonhaste ir. Torna-te um “mini-astronauta” e entra numa aventura para descobrir os mistérios do Universo.
Neste dia está prevista uma visita ao Planetário do Porto, para conhecer melhor o nosso Sistema Solar.
Vem divertir-te connosco!

 

 Uma longa transformação! – 31 de julho (4.ª f)

O que é a Terra? O que torna o nosso planeta tão especial?
Grandes marcas, grandes mudanças marcam a história do nosso planeta!

Neste dia vais descobrir os mistérios do planeta Terra, desde a sua origem ao surgimento da Vida. Põe as mãos na massa, e vem fazer simulações de erupções vulcânicas, brincar com as rochas e minerais, descobrir tipos de solos e construir uma bússola. Diverte-te a descobrir coisas que nunca imaginaste.

 

Árvore da vida: um longo caminho pela evolução – 1 de agosto (5.ª f)

A Vida teve início na água com formas vivas muito simples. A explosão da Vida na Terra originou a biodiversidade que hoje conheces, desde as minúsculas bactérias até às gigantes árvores, passando por fungos, animais e tantos outros seres, de todos os tamanhos e feitios.
Faz uma viagem a este fascinante mundo. Torna-te um paleontólogo e descobre alguns organismos e ambientes do passado do planeta Terra. Poderás ainda compreender que tudo corre o risco de acabar rapidamente, se nada fizermos.

 

Detetives maravilha – 2 de agosto (6.ª f)

Nova missão para os detetives maravilha! Depois de dois casos resolvidos com sucesso, os Detetives Maravilha foram novamente chamados a intervir.

Serás capaz de decifrar enigmas e ultrapassar obstáculos, até desvendar este mistério?
Mostra o Detetive Maravilha que há em ti! Contamos contigo!

 

Oficinas Diárias | 5 a 9 de agosto

 

Uma árvore de texturas – 1 de agosto (2.ª f)

Era uma vez […] uma árvore enorme que crescia numa ilha muito pequenina. […]
Assim, o povo dessa ilha sentia-se feliz e orgulhoso por possuir uma árvore tão grande e tão bela […].
E, nas tardes de Verão, as pessoas vinham sentar-se debaixo da larga sombra e admiravam a grossura rugosa e bela do tronco, maravilhavam-se com a leve frescura da sombra, o suspirar da brisa entre as folhagens perfumadas. (A árvore, Sophia de Mello Breyner Andersen)

Traz a tua curiosidade e espírito de aventura e vem reunir diversas texturas que podes encontrar no Jardim Botânico.
Coleciona-as para, no final, construir a tua Árvore.

 

Pintura botânica – 6 de agosto (3.ª f)

Já reparaste que quando brincas ao ar livre, no jardim, acabas sempre sujo, com terra ou nódoas de relva na roupa?

E se pegássemos nesses materiais e, em vez de manchar a roupa, manchássemos folhas de papel? Nesta atividade, vais poder pintar com terra, folhas, erva e flores, em vez de tinta.
Por todo o jardim, encontra produtos naturais para pintar.

 

Os bonecos de Sophia – 7 de agosto (4.ª f)

Ao longo da sua vida, Sophia de Mello Breyner Andresen criou inúmeras personagens.
Durante este dia iremos dar vida a algumas dessas personagens, através da elaboração de bonecos articulados.

Tu serás o criador do teu próprio boneco, que poderás decorar, com diferentes materiais, como tecidos, folhas, tintas, etc., recorrendo a diferentes técnicas: pintura, colagem, gravura, entre outras.

 

Jardim animado – 8 de agosto (5.ª f)

Certamente já olhaste para uma nuvem, uma pedra, ou uma folha e viste a forma de um animal.
Neste dia vais escolher um objeto do Jardim Botânico e a partir dele irás criar tridimensionalmente o teu bicho, seja ele um animal conhecido, ou simplesmente fruto da imaginação. No final, com o teu bicho, faremos uma pequena animação.

 

Festival de camélias – 9 de agosto (6.ª f)

Sabias que os canteiros do Jardim Botânico do Porto estão repletos de lindas e exóticas camélias?

Estas flores escondem segredos e aventuras. Nesta oficina, além de ficares a conhecê-las melhor, vais também criar a tua camélia preferida para decorar o teu quarto, ou oferecer a alguém muito especial.

 

Oficinas Diárias | 12 a 16 de agosto

 

Jardim à lupa – 12 de agosto (2.ª f)

Jardim à lupa é aumentar o nosso olhar em volta das plantas e perceber as curiosidades que estas encobrem. As plantas são tímidas e, de vez em quando, quando a luz do dia brilha, mostram-se a quem as quer contemplar. Nesta atividade vais investigar e descobrir alguns segredos do Jardim Botânico.

 

Os segredos das plantas – 13 de agosto (3.ª f)

As plantas que vemos, em silêncio, a conversar com o Sol, e a descansar à noite, são seres vivos extraordinários que escondem segredos apenas acessíveis a mentes curiosas e despertas para o mundo. Descobrir as cores e a energia das plantas, como estas nos protegem e nos querem amizade, será o vislumbre da magia da Galeria da Biodiversidade.

 

Penas, bicos e patas! Para que vos quero? – 14 de agosto (4.ª f)

Ouve que estranhos pássaros de noite
Tenho defronte da janela:
Pássaros de gritos sobreagudos e selvagens
O peito cor de aurora, o bico roxo,
(…)

Os pássaros, Sophia de Mello Breyner Andresen

Neste dia, aventura-te no fascinante mundo das aves, vem descobrir os seus hábitos e as razões pelas quais elas são tão distintas umas das outras. Poderás ainda observar aves e fazer-lhes um comedouro.
Prepara os teus binóculos! Contamos contigo!

 

Um tesouro por desvendar – 15 de agosto (5.ª f)

Num jardim maravilhoso, cheio de grandes tílias, bétulas e carvalhos, encontram-se segredos por desvendar.
Seguindo pistas e resolvendo enigmas irás desvendar não só todos esses segredos, como também perceber a importância do uso das plantas ao longo da Humanidade.

 

No mundo das suculentas – 16 de agosto (6.ª f)

Pequenas, grandes, verdes e até vermelhas, as suculentas são um grupo de plantas bastante diversificado.
Nesta atividade, entre muitas outras coisas, compreenderás o porquê da sua aparência curiosa e a forma como retêm a água. No “deserto” do Jardim Botânico do Porto terás a oportunidade de escolher a tua preferida e levá-la para casa num vaso decorado por ti.

 

Oficinas Diárias | 19 a 23 de agosto

 

Jardim virtual – 19 de agosto (2.ª f)

Em atualização

 

Respira fundo… – 20 de agosto (3.ª f)

Todos os dias ouves os adultos a falar sobre a poluição, a destruição da camada de ozono, ou a extinção de algumas espécies…
Sabias que um pequeno gesto pode fazer toda a diferença!

Neste dia tu serás o investigador da Natureza e terás a tarefa de analisar a qualidade das águas dos lagos, fazer uma coluna de filtração e simular a erosão dos solos.
Vem salvar o planeta com pequenos gestos e diverte-te!

 

Faz, sentindo! – 21 de agosto (4.ª f)

Através das tuas sensações, visão, olfato, audição, sabor e tato, poderás redescobrir o mundo que te rodeia. Com estes sentidos poderás experienciar a natureza na pele de várias plantas e animais e descobrir que afinal também a podemos compreender de outras formas.

Coloca as mãos na massa e ajuda os nossos jardineiros.
Qual é o teu sentido preferido?

 

Salvador, o beija-flor – 22 de agosto (5.ª f)

A natureza está a ser ameaçada pelos seres humanos. Já não nascem tantas flores como antigamente.

Salvador, o beija-flor, decide procurar a origem deste problema. Nessa missão, descobre que todos os seus amigos polinizadores estão em apuros, desde as borboletas até aos morcegos. Mas ainda mais perto da extinção estão os polinizadores mais importantes do mundo: as abelhas! Ajuda o Salvador a descobrir como travar esta ameaça.

 

Os heróis da biodiversidade – 23 de agosto (6.ª f)

Socorro, as plantas correm perigo! Os animais que funcionam como os seus principais agentes de disseminação estão a desaparecer, o que faz com que elas tenham dificuldade em espalhar as suas sementes.

É aí que tu entras! O teu superpoder está no teu amuleto. Usa-o, sabiamente, para espalhar as sementes por sítios adequados para as plantas crescerem, mas cuidado com as plantas invasoras! Estás preparado para ser um herói da biodiversidade?

 

Oficinas Diárias | 26 a 30 de agosto

 

Jogos de verão – 26 de agosto (2.ª f)

O verão desperta-nos para a actividade ao ar livre. E porque não aproveitar o bom tempo e o espaço privilegiado do Jardim Botânico para experimentar e conhecer novos jogos e brincadeiras?

Prepara-te para correr, saltar, molhar-te e pensar muito. Forma a tua equipa e não te esqueças que às vezes usamos a força ou a rapidez, outras vezes a astúcia e ainda noutras o raciocínio. Como vês, somos todos precisos e somos todos preciosos. Bem vindo aos jogos de verão!

 

Um dia no circo – 27 de agosto (3.ª f)

O circo “chegou” ao Jardim Botânico! Para além de te divertires a valer, vais aprender algumas técnicas circenses: o equilibrismo, o malabarismo, a mímica e muito mais.

 

Biogeometria: truqes visuais – 28 de agosto (4.ª f)

Das formas mais simples às mais complexas, a natureza é capaz de criar os padrões mais diversificados. Dos triângulos às formas com 12 lados, a tua missão será encontrar todas as figuras geométricas que se mostram (ou se escondem) na natureza. No final, terás de criar a tua própria figura geométrica, inspirada nos padrões harmoniosos que a natureza produz.

Aqui, também irás perceber a forma como o nosso cérebro nos engana através da visão, e serás tu a construir algumas ilusões de ótica, por meio da construção de objetos que parecem 3D, mas não passam de desenhos numa folha.

 

ArtísticaMente: na mente de um artista – 29 de agosto (5.ª f)

Na mente de um artista, tudo pode acontecer. As baleias podem voar, uma floresta pode pintar-se de todas as cores do arco-íris, um ovo pode representar-se com todas as formas e feitios… E na tua mente? O que vai acontecer?
Inspirando-te na natureza e em peças de museu, poderás criar um ser imaginário com asas e longas raízes, com escamas e ramos compridos, ou com um bico e hastes coloridas. Desafia-te a ti próprio e inventa uma nova biodiversidade!

 

Animais-ninja – 30 de agosto (6.ª f)

Tal como os ninjas, os animais também se conseguem esconder em qualquer recanto. Utilizando estratégias como a camuflagem, alguns animais imitam o seu meio envolvente, para conseguirem despistar e passar despercebidos dos seus predadores. Outros, disfarçam-se de animais perigosos, para conseguirem intimidar os seus predadores.
Desde borboletas que se parecem com corujas, até aos insetos que se assemelham a galhos de uma planta, é na Galeria da Biodiversidade que poderás colocar em prática esta estratégia.
A ideia é simples, comer ou ser comido. Estás preparado para te camuflar?

 

Teatro | 29 de julho a 2 de agosto & 12 a 16 de agosto

Era uma vez um jardim onde, pela noite, uma estátua reinava sobre todas as plantas e flores. Era uma vez uma menina de nome Florinda, que foi convidada para uma festa inesperada.
Florinda, o Rapaz de Bronze, os vaidosos Gladíolos e as muitas personagens deste conto mágico esperam por ti. Vamos, todos juntos, participar nesta festa que tem como cenário o jardim que a inspirou. O nosso teatro espera por ti.