Vídeo-visitas em Linha com o Conhecimento – Descritivo
DIVERSIDADE SEXUAL
Seleção Sexual – Competição e Dimorfismo Sexual
Charles Darwin introduziu um conceito de seleção mais específico, que designou de seleção sexual. Trata-se de uma forma de seleção dentro da mesma espécie, na qual os seus indivíduos, sobretudo os machos, competem de alguma maneira para propagar os seus genes. É o que se verifica, por exemplo, no mundo das aves, em que os machos se exibem e seduzem, enquanto as fêmeas escolhem o parceiro. De igual forma, não se pode esquecer os casos que ocorrem no mundo dos mamíferos, onde é mais frequente que a seleção dos genes masculinos seja decidida por alguma forma de duelo entre os pretendentes; onde um mesmo macho, o vencedor, conquista o direito de acasalar com as fêmeas, tendo de renovar o seu privilégio periodicamente.
Alinhamento curricular – Disciplina: Ciências Naturais / Tema: Sustentabilidade / 8.º ano Ensino Básico; Disciplina: Ciências Naturais / Tema: Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio / 5.º ano Ensino Básico e Disciplina: Estudo do meio /Tema: Natureza / 3.º ano Ensino Básico
DIVERSIDADE MANIPULADA
Seleção Artificial – A Domesticação do Milho, Zea mays
Se a seleção natural favorece os organismos que tenham resposta para problemas novos, com a seleção artificial procura-se deliberadamente uma solução para um problema existente. Através do estudo das variedades de milho disponíveis hoje em dia com uma grande diversidade de formas, cores e tamanhos, é possível compreender a diversidade natural, domesticada, melhorada (hibridação) e transgénica.
Alinhamento curricular – Disciplina: Biologia e Geologia / Domínio: Evolução Biológica / 11.º ano Ensino Secundário e Disciplina: Biologia / Domínio: Produção de alimentos e sustentabilidade / 12.º ano Ensino Secundário
DIVERSIDADE E EVOLUÇÃO
Seleção Natural – As Borboletas Biston betularia e a Revolução Industrial
A evolução das espécies por seleção natural, sugerida por Charles Darwin, é uma das mais belas e impactantes ideias da ciência. A seleção natural favorece os organismos que tenham respostas para problemas novos, isto é, que se encontrem naturalmente mais bem adaptados a um determinado contexto ambiental. Este processo encontra-se exemplificado através de um caso de estudo amplamente conhecido: o fenómeno da borboleta Biston betularia, em Inglaterra.
Alinhamento curricular – Disciplina: Biologia e Geologia / Domínio: Evolução Biológica / 11.º ano Ensino Secundário
Analogia e Homologia – Evolução Convergente e Divergente
Em consequência da seleção natural, as espécies adaptam-se à incerteza do ambiente que as rodeia. Há espécies que são parecidas porque partilham uma história anterior à divergência dos seus caminhos evolutivos, enquanto outras são parecidas porque se adaptaram a ambientes similares apesar da divergência dos seus caminhos evolutivos. Simplificando muito, e assumindo que não existe nenhum propósito cósmico que governe o mundo, há seres vivos que são parecidos porque partilham uma história e outros que são parecidos porque partilham um destino.
Alinhamento curricular – Disciplina: Biologia e Geologia / Domínio: Evolução Biológica / 11.º ano Ensino Secundário
Especiação – O Caso do Coelho de Porto Santo (brevemente disponível)
Durante milhares de milhões de anos só existiram bactérias…
Uma das conclusões da teoria de Darwin é que a biodiversidade que hoje contemplamos é um produto da evolução biológica. Por outras palavras, as espécies não apareceram todas ao mesmo tempo: têm uma origem comum, mas depois diversificam-se. “Especiação” é o surgimento de uma nova espécie, um fenómeno muito difícil de se observar in loco, dada a brevidade da vida humana e das próprias civilizações, e o ritmo de milhões de anos necessário para a geração e consolidação de uma nova espécie.
Alinhamento curricular – Disciplina Biologia e Geologia / Domínio: Evolução Biológica / 11.º ano Ensino Secundário
DIVERSIDADE DE TODOS OS TAMANHOS
Do Musaranho à Baleia-azul
O tamanho de um mamífero é limitado, entre outros fatores, pela relação volume/superfície que condiciona o fluxo de matéria e energia entre o interior e o exterior do seu organismo. Quanto maior for o mamífero, menor será a sua taxa metabólica e menor será o número de batimentos cardíacos por minuto.
Alinhamento curricular – Disciplina: Biologia e Geologia / Domínio: Distribuição de matéria / 10.º ano Ensino Secundário e Disciplina: Biologia e Geologia / Domínio: Evolução Biológica / 11.º ano Ensino Secundário
DIVERSIDADE E SOBREVIVÊNCIA
Comer e Não Ser Comido
São diversas as estratégias e adaptações apresentadas pelos seres vivos para sua proteção, que podemos observar com exemplos reais de animais que se confundem com o meio ambiente que os rodeia, que apresentam colorações de destaque, e que imitam outros animais reconhecidos pela sua perigosidade.
Alinhamento curricular – Disciplina: Ciências Naturais / Tema: Sustentabilidade / 8º ano Ensino Básico e Disciplina: Biologia e Geologia / Domínio: Biodiversidade / 10.º ano Ensino Secundário
DIVERSIDADE DE SENTIDOS
Teatro dos Sentidos (brevemente disponível)
Não é difícil encontrar um animal com a visão mais aguda do que o homem, como, por exemplo, a águia, ou que veja mais cores, como o melro, ou que necessite de menos luz, como a coruja, ou que possua sentidos de que nós nem sequer dispomos, como a deteção de infravermelhos, infra ou ultrassons, campos elétricos ou magnéticos. Também não é difícil encontrar um animal com um olfato mais apurado, como o urso polar ou o cão, com mais sentido do tato, como a aranha, com uma audição mais aguçada, como a raposa do deserto. Contudo, são poucos os que superam o nosso paladar ou o valor médio de todos os sentidos, quando considerados em conjunto; permitindo-nos compreender como funciona a perceção visual de diversas espécies de animais.
Alinhamento curricular – Disciplina: Ciências Naturais / Tema: Sustentabilidade / 8.º ano Ensino Básico
DIVERSIDADE DE CULTURAS
Culturas Pré-clássicas do Mediterrâneo (brevemente disponível)
Venha conhecer as magníficas civilizações que surgiram junto ao Mediterrâneo. Através da história de várias culturas e de artefactos representativos das mesmas, saiba mais sobre a sua influência nas culturas mediterrânicas.
Alinhamento curricular – Disciplina: História / Tema: A herança do mediterrâneo antigo / 7.º ano Ensino Básico