A VOZ DOS OBJETOS 2022

Um ciclo de conversas semanais, em que os Curadores do MHNC-UP revelam as histórias por trás dos objetos. Sempre às quartas-feiras, pelas 21h30, no Pátio do Polo Central do MHNC-UP (à Cordoaria). Venha conhecer as histórias por trás dos objetos museológicos contadas pelas pessoas que deles cuidam.

Quartas-feiras, 21h30 | Entrada livre, limitada à capacidade do espaço | Para todas as idades

SESSÕES

Quarta-feira, 6 de julho, 21h30

MABOUIA! UMA OSGA COM UMA CRISE DE IDENTIDADE QUE CONQUISTOU MEIO MUNDO À BOLEIA DE CARAVELAS PORTUGUESAS, com Luís Ceríaco, curador-chefe do MHNC-UP

Durante os séculos XVI e XVII, as viagens transatlânticas encetadas pelas caravelas e naus portuguesas serviram de boleia para uma passageira especial – a osga Hemidactylus mabouia. Originária do continente africano, esta osga tornou-se uma das espécies mais disseminadas do planeta, estabelecendo populações pelas Américas. Investigações recentes, levaram-nos a perceber que aquilo que julgávamos ser apenas uma espécie, são, afinal, mais de 20! Nesta sessão acompanhamos a aventura deste animal singular e discutiremos a importância das coleções dos museus de história natural para este tipo de descobertas.

Quarta-feira, 13 de julho, 21h30

PRENSAS E VASCULA: A BOTÂNICA A TIRACOLO, com Cristiana Vieira, curadora do Herbário do MHNC-UP

Numa viagem ao longo da história do estudo das plantas e fungos e dos acessórios da botânica de campo, iremos explorar como verbos complicados, como botanizar e herborizar, exigiram a reinvenção de instrumentos relativamente simples e intemporais, como prensas e pequenas caixas metálicas (vascula). Há seis séculos que herboristas, médicos, boticários, taxonomistas e botânicos reconhecem estes objetos como seus preciosos auxiliares. Nesta sessão, damos a todos a oportunidade de conhecer melhor estes objetos e de os experimentar, numa “excursão” no Pátio do Museu!

Quarta-feira, 20 de julho, 21h30

UM PALACETE, UM MUSEU E UM BRASILEIRO TORNA VIAGEM: A HISTÓRIA DA COLEÇÃO BRAGA JÚNIOR, com Ricardo Jorge Lopes, curador de Aves do MHNC-UP

Nesta sessão, vamos viajar até ao século XIX, com o regresso a Portugal da família de José Teixeira da Silva Braga Júnior. Tendo enriquecido no Brasil, o pai de Braga Júnior instala-se no Porto, onde compra um palacete. Esta casa, onde está hoje instalada a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, viria a albergar uma das maiores coleções particulares em Portugal, com uma temática neotropical. Convidamo-lo(a) a vir conhecer alguns dos espécimes que fazem parte desta coleção, hoje integrados no MHNC-UP, acessíveis a todos e protegidos do esquecimento.

Quarta-feira, 27 de julho, 21h30

ENTRE A BELEZA NATURAL E A IMPORTÂNCIA ECONÓMICA: A COLEÇÃO DE MINERALOGIA DO MHNC-UP, com João Muchagata, curador de Paleontologia do MHNC-UP

Nesta sessão, convidamo-lo(a) a conhecer os minérios da coleção de rochas e minerais do MHNC-UP. Para além de belos, estes agregados de minerais ricos em elementos químicos específicos, são económica e tecnologicamente viáveis para extração. Começando no Pátio do Museu, iremos ter a oportunidade de explorar algumas das amostras integrados na exposição O Museu à minha procura, bem como no Laboratório Ferreira da Silva. A não perder!