English version

LABORATÓRIO FERREIRA DA SILVA

Em 2021, no ano em que se celebra o 110.º aniversário da Universidade do Porto, o MHNC-UP devolve à cidade um espaço emblemático na história da química em Portugal: o Laboratório Ferreira da Silva.

O processo de reconstrução do Laboratório Ferreira da Silva, desenvolvido com o apoio da farmacêutica BIAL, restituiu ao espaço o aspeto que manteve nas décadas de 30 e 40 do século passado. O Laboratório apresentava-se então como um ícone das novas orientações que presidiam ao ensino experimental da química, privilegiando uma abordagem prática centrada no estudante. A requalificação do espaço tornou visível o gosto por uma estética Art Déco, em voga a partir do final de 1920, e dotou-o de todas as funcionalidades que possibilitam hoje a sua utilização enquanto equipamento educativo e cultural.

300 ANOS DE HISTÓRIA DA QUÍMICA EM 300 QUILÓMETROS

Com a inauguração deste espaço, lança-se um roteiro patrimonial sem paralelo a nível mundial: um convite à descoberta da história da química ao longo de 300 anos, em apenas 300 quilómetros. A viagem começa na Universidade de Coimbra, no Museu da Ciência (último quartel do séc. XVIII), passa pela Universidade de Lisboa, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (finais do séc. XIX) e termina na Universidade do Porto (início do séc. XX).

O LABORATÓRIO FERREIRA DA SILVA EM EXPOSIÇÃO

A partir do dia 6 de abril, o Laboratório Ferreira da Silva abrirá ao público com uma exposição inaugural de acesso gratuito.

Esta é uma oportunidade para viajar no tempo, até ao início do século passado, e observar alguns dos instrumentos e publicações que então marcaram as mais inovadoras práticas de ensino, investigação e prestação de serviços à comunidade, sobretudo nas áreas da prevenção da fraude alimentar e da toxicologia forense.

Venha descobrir a história deste laboratório, que remonta à do Laboratório Químico Municipal. Revisite o Crime da Rua das Flores. Saiba mais sobre a vida e obra do Professor Ferreira da Silva.

O convite está feito! Contamos consigo!

Aberto de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (último acesso: 17h30) e aos fins de semana e feriados, das 10h00 às 13h00, no Polo Central do MHNC-UP (à Cordoaria)

Entrada gratuita

SAIBA MAIS SOBRE O LABORATÓRIO E O SEU PROJETO DE REQUALIFICAÇÃO

VISITE O LABORATÓRIO FERREIRA DA SILVA SEM SAIR DE CASA

Antecipe ou prepare a sua visita ao Laboratório Ferreira da Silva sem sair de casa, através de uma visita virtual imersiva.

Descubra alguns dos objetos e histórias que vai poder ver ao vivo neste espaço singular.

A SUA EXPERIÊNCIA COMEÇA AQUI!

Voltar