HOMENAGEM A RUBEN A. | CONCERTO DE LAUREADOS DO PRÉMIO MUSA 2020

Para o final da tarde de dia 30 de dezembro, temos uma sugestão muito especial: um concerto inspirado na vida e obra de Ruben A.

No ano do centenário do romancista, historiador, crítico literário e ensaísta Ruben A., pseudónimo de Ruben Alfredo Andresen Leitão, a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva e o Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa (MPMP) sugerem um programa musical único, criado em torno da obra literária do escritor que, com a família, viveu os seus primeiros anos na casa que hoje acolhe a Galeria da Biodiversidade.

“Um adeus aos deuses” foi a partitura que venceu o Prémio Musa 2020, uma iniciativa do MPMP, com o apoio do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto , que procurou distinguir a excelência musical da composição contemporânea de tradição erudita ocidental e, nesse contexto, estimular e promover a língua portuguesa como veículo expressivo. As peças apresentadas a concurso partiram de textos do escritor e foram escritas para recitação e ensemble Pierrot (flauta, clarinete, violino, violoncelo e piano).

O vencedor do Prémio Musa 2020 foi Miguel Resende Bastos, um jovem compositor portuense atualmente baseado na Alemanha.  A sua música tem como principais influências as correntes artísticas e os compositores da segunda metade do séc. XX e séc. XXI, mas também os seus professores: os compositores Dimitris Andrikopoulos, Ivo Medek, René Uijlenhoet e Robin de Raaff, com quem estudou no Porto, em Brno e em Roterdão. As suas obras, com foco na relação entre música e literatura (em poesia ou prosa), foram já por duas vezes premiadas, tendo mais recentemente trabalhado em música com declamação, ópera, bem como em projetos com coreógrafos e música eletrónica e para dança. O jovem compositor mantém uma atividade regular como flautista, atuando principalmente com grupos dedicados à improvisação livre. Faz parte do Coral de Letras da Universidade do Porto, dirigido pelo maestro José Luís Borges Coelho.

O concerto será lançado no dia 30 de Dezembro, pelas 18h00, a partir do canal YouTube do MHNC-UP.

Ruben A. nasceu em Lisboa em 1920 e faleceu em Londres em 1975. Estreou-se em 1949 com Páginas, um misto de diário e de ficção. Seguir-se-iam o romance Caranguejo (1954) e A Torre da Barbela (1965), obra que aposta na caricatura da psicologia portuguesa. A sua atividade literária na década de 60 ficou marcada pela edição de três volumes autobiográficos, O Mundo à Minha Procura. Em 1973, publicou a sua última obra, a novela Silêncio para 4.

CONSULTE AQUI O PROGRAMA DO CONCERTO

ASSISTA AO CONCERTO

(a partir das 18h00 de dia 30 de dezembro de 2020)