ESCOLA CIÊNCIA VIVA DA GALERIA DA BIODIVERSIDADE

ESCOLAS CIÊNCIA VIVA DA TERRA E DO ESPAÇO

ENCONTRO COM O ARTISTA

Uma novidade que a Galeria da Biodiversidade e o Planetário do Porto trazem às Escolas Ciência Viva, o Encontro com o Artista é sessão de conversa informal, sempre que possível com componente de trabalho prático, em que um/a artista convidado/a estará disponível para interagir com os alunos e dar a conhecer o trabalho que realiza; revelando a importância e o impacto social, científico e cultural da sua arte.

OS NOSSOS ARTISTAS

Assunção Melo, Artista plástica

Assunção Melo vive e trabalha no Porto. Concluiu em 1992 o Curso Superior de Artes Plásticas-Pintura na ESBAP (FBAUP). Iniciou em 1990 uma prática no campo da ilustração infantil e editorial. A partir de 2009, dedicou-se exclusivamente a um trabalho autoral em Pintura. Participou em várias exposições coletivas e individuais, entre as quais: Casa-Museu Abel Salazar, Prémio Amadeo Souza-Cardoso, Bienal de Cerveira, Bienal de Espinho, Art Map – Ponte de Lima, Bienal Festa do Avante, Contextile-Modtíssimo, Alfandega do
Porto, Arte Hoje, Sociedade Nacional de Belas Artes. Em 2023, levou à Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva o seu trabalho na exposição Sobre as ervas, entre as folhagens.

Luís Mendonça, Professor e Investigador na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto

Membro do ID+ Instituto de Investigação em Design Media e Cultura e da ELOS-Associação Galego-Portuguesa de Investigação em Literatura Infantil e Juvenil da Universidade de Santiago de Compostela, Luís Mendonça é um designer, editor e ilustrador de referência na ilustração contemporânea nacional e internacional. Com uma atividade multifacetada e premiada, desenvolve o seu trabalho numa consciência global e integradora. Design de Comunicação, Design de Produto, Design Social, Empreendedorismo, Ilustração, Cenografia, Arquitetura, Museografia, Escultura, Curadoria ou Docência convivem e colaboram continuamente. Da escultura pública aos objetos utilitários, da imagem bidimensional ao desenho e equipamento de espaços, das oficinas tradicionais à indústria contemporânea, os seus projetos acumulam soluções e preocupações sociais e artísticas, numa prática interdisciplinar, valorizando meios e recursos. Está representado em coleções privadas dentro e fora do país. É um dos coautores da exposição permanente da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva.

Ana Monteiro, Ilustradora e Designer na Universidade do Porto – Unidade de Cultura e Museus

Nascida no Porto em 1990, é Ana Monteiro uma artista dedicada ao desenho e à narrativa, com foco especial em animais, natureza e ciência, sobretudo na ilustração naturalista e banda desenhada sobre medicina gráfica. Possui formação em Artes Visuais e mestrado em Banda Desenhada e Ilustração. Atualmente, exerce as funções de Designer e Ilustradora na Unidade de Cultura e Museus da Universidade do Porto. Paralelamente, desenvolve workshops de ilustração, despertando a curiosidade, especialmente nos mais jovens.

Paulo Pereira, Designer no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva

Designer de comunicação desde 1992, Paulo Pereira tem vindo a dividir a sua atividade profissional entre trabalho em gabinetes de design, docência universitária e atividade freelancer e de consultoria, com especial interesse na área da representação da informação e do conhecimento. Enquanto docente do Departamento de Design de Comunicação, da EUAC – Escola Universitária das Artes de Coimbra, de 1996 a 2015, foi responsável pelos programas e regências de algumas unidades curriculares associadas às novas tecnologias da comunicação e informação, à metodologia projetual do design gráfico e editorial, à produção gráfica e ao desenho e imagem digital. Desde de 2015, assegura o Design de Comunicação e Informação da Unidade de Divulgação do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, trabalhando na comunicação e divulgação do conhecimento científico para o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e Planetário do Porto – Centro Ciência Viva.

Catarina Rocha, Artista plástica

Catarina Rocha (Porto, 1980) é artista plástica por natureza e empreendedora cultural por convicção. É fundadora do Bairro dos Livros, onde desenvolve todo o seu trabalho artístico e criativo, quer na criação de instalações artísticas, na programação e produção artística para instituições culturais, no desenho de ilustrações e no design de edições singulares. Em 2008, no âmbito da conclusão do Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas, pela Fac. Belas Artes da UPorto, apresentou o projecto artístico “Under” na exposição “MPAC”, na Reitoria da UP, acompanhando a tese “Polifonias Sensoriais: a Relação entre Espaço, Corpo e Imagem nas Práticas Artísticas Contemporâneas. A Instalação enquanto Produtora de Imersão.” Enquanto artista colaborou ainda com o colectivo “What is Watt” que, entre outros, expôs no Fórum da Maia, na Bienal de Arte de V.N. de Cerveira e no Museu de Arte Contemporânea do Funchal.

Matilde Seabra, Arquiteta, Departamento de Arte Contemporânea da Câmara Municipal do Porto

Matilde Seabra é arquiteta, tem vindo a programar na mediação, em arte contemporânea e arquitetura para instituições públicas e privadas, com realidades geográficas e comunidades diferentes. Em coautoria com artistas e pensadores, tem desenhado projetos culturais que se constroem coletivamente a partir das especificidades de cada lugar. Matilde acredita que a erudição está na intersecção da academia e do saber popular.  A empresa Talkie-Walkie, fundada em 2012 com Ana Vieira, tem contribuído para o reconhecimento do território e da consciencialização de quem o habita. Atualmente coordena o ping! Programa de Incursão à Galeria e os Programas Públicos da Galeria Municipal do Porto (Departamento de Arte Contemporânea da Câmara Municipal do Porto), que convida diferentes públicos a pensar ecologicamente com base na natureza, contribuindo para a visibilidade de narrativas mais inclusivas da história da humanidade e na divulgação de jovens artistas e criadores na cidade e outros territórios.

José Paulo Santos, Cineasta e vídeografo na Universidade do Porto – Unidade de Cultura e Museus

José Paulo Santos nasceu em Coimbra em 1979 e reside em Matosinhos. Dedica-se, desde 2013, ao cinema independente. Realizou os filmes “…além da sala de espera” que integra o Plano Nacional de Cinema, “Circunstâncias”, “Observador”, “13H” e “1965 | Panreal, um edifício de Nadir Afonso”. Os filmes foram exibidos em mais de 280 Festivais Internacionais de Cinema tendo somado 250 Prémios Internacionais. Pontualmente é júri em Festivais Internacionais de Cinema. Atualmente, é doutorando na Universidade de Vigo onde está a realizar um filme sobre o poeta Avelino Díaz, numa produção entre a Galiza e a Argentina.

Nuno Valentim, Arquiteto, Professor e Investigador na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto

Nuno Valentim é o arquiteto responsável pela requalificação da Casa Andresen com vista à sua conversão na Galeria da Biodiversidade, bem como pelo projeto de requalificação e modernização do Mercado de Bolhão (o principal mercado do Porto). Partilha o seu gabinete com 12 outros arquitetos. É licenciado e doutorado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, possuindo também um mestrado em reabilitação de edifícios pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É professor e investigador da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.

Voltar