ESCOLA CIÊNCIA VIVA DA GALERIA DA BIODIVERSIDADE

ESCOLAS CIÊNCIA VIVA DA TERRA E DO ESPAÇO

ENCONTRO COM O CIENTISTA

Um momento clássico no programa das Escolas Ciência Vivam, o Encontro com o Cientista é uma sessão de conversa informal, sempre que possível com componente de trabalho prático, em que um/a cientista/ investigador/a convidado/a estará disponível para interagir com os alunos, comentando diversos temas científicos, dando a conhecer o trabalho que realiza e revelando a importância e o impacto social, científico e cultural do mesmo. Pretende-se promover a compreensão do papel da ciência na sociedade, estimulando o raciocínio científico e a sua curiosidade dos alunos.

OS NOSSOS CIENTISTAS

Cristiana Vieira, Bióloga (Botânica), Curadora do Herbário do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP)

Licenciada e doutorada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto é, desde 2015, curadora do Herbário da Universidade do Porto do MHNC-UP. Com experiência em trabalho de campo e laboratório, é atualmente a responsável pela curadoria científica e material das coleções botânicas, nacionais e internacionais, associadas à Academia Politécnica e à FCUP. Colabora e orienta trabalhos relacionados com a conservação, ecologia e diversidade de Flora, e participa em eventos educacionais e de promoção do MHNC-UP e das suas coleções.

José Manuel Grosso-Silva, Biólogo (Entomólogo), Curador de Entomologia do MHNC-UP

José Manuel Grosso-Silva (doutorado em Biologia, U.Porto) é o curador de Entomologia do MHNC-UP, responsável pela gestão, conservação e divulgação das coleções de artrópodes. Faz investigação há mais de 25 anos e é autor de mais de 60 artigos científicos, bem como capítulos de livros e artigos de divulgação. Paralelamente, tem vindo a realizar numerosas atividades de comunicação de ciência e educação ambiental, como palestras, workshops e cursos. Orienta também percursos exploratórios em múltiplos eventos e locais, e é responsável pela componente entomológica em diversos “Bioblitz”.

Ângela Santos, Astrónoma, Investigadora do Instituto de Astrofísica da Universidade do Porto

Ângela Santos é investigadora no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA). Concluiu a Licenciatura, o Mestrado e o Doutoramento em Astronomia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Portugal). A Tese de Doutoramento foi elaborada em colaboração entre o IA e a Escola de Física e Astronomia da Universidade de Birmingham (Reino Unido). Antes do regresso a Portugal, foi investigadora no Instituto de Ciências do Espaço no Colorado (Estados Unidos da América) e mais tarde na Universidade de Warwick (Reino Unido). O trabalho de investigação foca-se em rotação e atividade magnética do Sol e de outras estrelas e em como essas propriedades influenciam a própria evolução estelar. Para esse fim, estuda as manifestações de atividade magnética de baixa e alta (asterossismologia) frequência. A Ângela usa dados obtidos por satélites espaciais, como o VIRGO, Kepler, K2 e TESS. Para além dos dados observacionais, também gera e analisa simulações de sinais estelares.

Jorge Martins, Astrónomo, Investigador do Instituto de Astrofísica da Universidade do Porto

Jorge Martins é investigador no Instituto de Astrofísica (IA) da Universidade do Porto Licenciou-se em Astronomia em 2007, obteve um Mestrado em 2012 e completou o doutoramento em 2018, tudo pela Universiadade do Porto. É membro do IA desde 1999, onde começou a trabalhar como técnico de divulgação. Em 2018 ele também foi Técnico Informatico no IA. Os interesses de investigação actuais focam-se na caracterização de exoplanetas através da luz da estrela por estes reflectida.

Martim Melo, Coordenador de Exploração no MHNC-UP e investigador do BIOPOLIS/CIBIO-InBIO

Martim Melo está interessado nos processos que criam biodiversidade – desde os fatores que promovem a divergência de populações até à evolução de barreiras reprodutoras entre estas (formação de espécies). A sua investigação centra-se na avifauna de Africa e, em particular, das suas ilhas oceânicas e ecológicas – centros de formação de espécies cuja simplicidade facilita o estudo deste processo complexo. Os resultados desta investigação têm implicações diretas para o desenvolvimento de estratégias de conservação para estes importantes centros de endemismo. O Martim participa também ativamente em programas de formação e capacitação nos centros de biodiversidade onde trabalha – particularmente no Golfo da Guiné e em Angola.

Rita Gaspar, Curadora de Arqueologia, Etnografia e Antropologia Biológica do MHNC-UP

Rita Gaspar é curadora das coleções de Arqueologia, Etnografia e Antropologia biológica do MHNC-UP desde 2015. Licenciada em História, var. Arqueologia pela Faculdade de Letras da ULisboa e mestre em Geoarqueologia pela Faculdade de Ciências da mesma universidade, tem coordenado projetos interdisciplinares visando múltiplas jazidas e materialidades, com especial enfoque nas sociedades de caçadores recolectores. No seu percurso como curadora, tem também promovido a divulgação das diferentes realidades crono-culturais presentes no MHNC-UP, numa perspetiva temporal e culturalmente integradora das sociedades humanas.

Helena Gonçalves, Bióloga, Curadora das coleções de Peixes, Répteis e Anfíbios do MHNC-UP

Doutorada em Biologia pela FCUP. Durante 20 anos foi investigadora do CIBIO-InBIO/UP, tendo estudado a origem, evolução e conservação da biodiversidade na Bacia Mediterrânica Ocidental. Atualmente faz parte da equipa do MHNC-UP, estando envolvida na curadoria das coleções de peixes, répteis e anfíbios e no desenvolvimento e conceção de exposições do museu. Além disso é coautora de vários artigos de investigação científica, textos de divulgação de ciência, e tem realizado palestras sobre a crise de biodiversidade que enfrentamos. Faz ainda parte da equipa editorial da Arte e Ciência.

Voltar