FÉRIAS COM O MUSEU – CARNAVAL NO MUSEU 2023

20 e 21 de fevereiro de 2023 – Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva

Este Carnaval o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto dá aos mais pequenos a oportunidade de explorar a diversidade da natureza e descobrir novos segredos. O edição de Carnaval do programa Férias com o Museu oferece atividades divertidas e estimulantes, pensadas para estimular a curiosidade e a criatividade dos mais jovens. Nos dias 20 e 21 de fevereiro, convidamos as crianças entre os 6 e os 12 anos a vir celebrar o Carnaval, construindo a sua própria máscara, inspirada pelo mundo natural, e a descobrir muitas curiosidades sobre a vida que nos rodeia. Uma oportunidade a não perder!

PROGRAMA

Dia 20 de fevereiro (2.ª feira) –  Seleção Natural em Origami & Apanhados na Teia

No mundo das borboletas, a cor é um dos principais fatores que determinam a capacidade de sobrevivência. Nesta atividade, enquadrada no programa REGRESSO À NATUREZA através da construção de origamis de borboletas em papel, será possível compreender o poder da camuflagem para a sobrevivência. De seguida, num jogo de teatralização, em que os participantes interpretam diferentes seres vivos, também enquadrado no programa REGRESSO À NATUREZA, construiremos uma teia de relações que revelará o delicado equilíbrio que caracteriza a vida no nosso planeta. Vamos saber mais sobre o mundo dos animais! .

Dia 21 de fevereiro (3.ª feira) –  Máscaras da Biodiversidade

Ao visitar a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva percebemos que o nosso planeta tem seres vivos únicos e diferentes entre si. Nesta atividade iremos construir máscaras representativas dos nossos animais preferidos, dando-lhes forma, cor e vida. Para isso, utilizaremos materiais recolhidos criteriosamente no Jardim Botânico da Universidade do Porto, como folhas, ramos e flores, bem como a nossa criatividade e imaginação, para tornar as máscaras ainda mais autênticas e coloridas. Neste processo, vamos também perceber melhor como funciona o revestimento dos animais.   Está na hora de nos mascaramos!

Número máximo de participantes: 15

Número mínimo de participantes: 5

Idades dos participantes: dos 6 aos 12 anos

Preçário:

• Dia 20 de fevereiro – Grátis
  • Dia 21 de fevereiro – 20 € por criança

Horário: das 9h00 às 17h00

Local: Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, Jardim Botânico da Universidade do Porto, Rua do Campo Alegre 1191, 4150-181 Porto

Inscrições: s.educativo@mhnc.up.pt

Obrigatório: Vestuário adequado às condições meteorológicas de cada dia e garrafa de água individual.

Alimentação não incluída. Os participantes devem trazer lanche para a manhã e para a tarde e almoço. O almoço das crianças decorrerá no período entre as 12h e as 14h sempre com o acompanhamento  de um responsável do Serviço Educativo.