REGRESSO À NATUREZA

JULHO ’21 A JUNHO ’23

Em julho, a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva lança o programa Regresso à Natureza. Com o objetivo de estimular o conhecimento, a promoção e a preservação da biodiversidade, privilegiando uma componente prática de contacto com a natureza, trazemos-lhe uma seleção de aliciantes atividades práticas pensadas para todas as idades e todas de acesso gratuito.

O programa Regresso à Natureza, que decorrerá até junho de 2023, está organizado em torno de cinco grandes ações:

  1. Biodiversidade em família;
  2. Biodiversidade para miúdos;
  3. Biodiversidade e a escola;
  4. A biodiversidade à conversa;
  5. À descoberta da biodiversidade.

Conheça todas as atividades que temos para si e faça já a sua inscrição!

PROGRAMA

BIODIVERSIDADE EM FAMÍLIA [A PARTIR DE JULHO ’21]

A Biodiversidade em Família foi especialmente pensada para famílias com crianças, tendo como objetivo essencial estimular a reaproximação do público à natureza, incentivando o reconhecimento do valor da diversidade de vida e inspirando a mobilização no sentido do exercício de uma cidadania ativa em respeito pelos valores naturais. Através de uma seleção de sete ações, que valorizam o cruzamento entre diferentes áreas do conhecimento, as famílias serão desafiadas a explorar a natureza em conjunto, o que permitirá reforçar a interação intergeracional num ambiente autêntico e descontraído, estimulando a curiosidade dos mais novos e permitindo aos adultos partilhar os seus conhecimentos e memórias.

SAIBA MAIS | Para famílias com crianças | Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva

BIODIVERSIDADE PARA MIÚDOS [A PARTIR DE JULHO ’21]

As crianças são os mais ativos agentes de mudança. Reconhecendo o seu poder de mobilização de pares e de adultos, bem como a sua curiosidade inesgotável acerca dos fenómenos naturais, a Biodiversidade para Miúdos foi pensada para crianças dos 6 aos 14 anos. Tirando partido de abordagens assentes em metodologias educativas diversas e ajustadas a estas faixas etárias, os mais jovens serão desfiados a descobrir e explorar a diversidade da vida de que fazemos parte e a refletir sobre a importância de a preservar. Através da participação em cinco atividades práticas a ter lugar na Galeria da Biodiversidade e no Jardim Botânico da Universidade do Porto, serão estimulados a desenvolver e consolidar a capacidade de se posicionar criticamente em relação aos mais relevantes desafios societais na área do ambiente e da sustentabilidade e de se mobilizar no sentido da adoção de uma postura de interação responsável com a natureza e os seus recursos.

SAIBA MAIS | Para crianças e jovens dos 6 aos 14 anos | Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva

BIODIVERSIDADE E A ESCOLA [A PARTIR DE OUTUBRO ’21]

A Biodiversidade e a Escola apresenta uma seleção de ações enquadradas no Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade preparado pela Direção-Geral da Educação no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, um documento de referência a ser implementado nas escolas que integram o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, em consonância com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e com as Aprendizagens Essenciais. Dirigida a alunos de todos os níveis de ensino (do pré-escolar ao secundário), esta atividade permitirá reforçar a relevância e aplicabilidade dos conhecimentos desenvolvidos em contexto escolar no dia-a-dia, estimulando o gosto e interesse pela ciência e tecnologia e contribuindo para a formação pessoal e social.

SAIBA MAIS | Para a comunidade escolar: do ensino pré-escolar ao secundário | Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva

A BIODIVERSIDADE À CONVERSA [A PARTIR DE JULHO ’21]

O ciclo de conversas Diversidades convida à participação em sessões temáticas através das quais se desmultiplica a biodiversidade e a sustentabilidade ambiental numa miríade de tópicos com grande impacto social, cultural, económico e ambiental. Do mar à saúde pública, da inteligência artificial à mente humana, os limites disciplinares esbatem-se e as áreas cruzam-se. Especialistas de áreas complementares, por vezes contrastantes, alimentam conversas amenas num ambiente informal em que o contributo de todos magnifica a sua experiência.

SAIBA MAIS | A partir dos 14 anos | Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva

À DESCOBERTA DA BIODIVERSIDADE [EM MAIO ’22]

Um Bioblitz é uma ação de inventariação biológica feita de forma intensa e rápida e em comunidade, juntando especialistas, amadores e interessados. Num exercício clássico de ciência cidadã, estimula-se a interação entre a comunidade científica e o público enquanto se redescobrem ligações com a natureza, construindo aprendizagens sobre o mundo natural e consolidando atitudes positivas em relação ao ambiente. Através da promoção de sessões de inventariação acompanhadas por especialistas em diferentes grupos taxonómicos da equipa do MHNC-UP e de entidades parceiras, como o CIBIO-InBIO, partilhar-se-ão conhecimentos e vivências, incitando a comunidade escolar, famílias e adultos a participarem ativamente no inventário das espécies presentes nos locais selecionados, contribuindo para a sua consciencialização acerca da relevância da biodiversidade e mobilização em prol da sua preservação.

SAIBA MAIS | Para todas as idades | Parque das Serras do Porto & Parque da Cidade do Porto

EM AGENDA: JULHO A SETEMBRO DE 2021

Consulte aqui as atividades em agenda para julho, agosto e setembro.

INFORMAÇÕES

Participação gratuita em todas as sessões, mediante inscrição prévia, e limitada à lotação de cada sessão.

Inscrições: Contacte-nos através de galeria@mhnc.up.pt, indicando as atividades e datas pretendidas.

Obrigatório: Uso de máscara (para crianças de idade igual ou superior a 10 anos), sempre que aplicável. Os participantes deverão trazer vestuário adequado às condições meteorológicas de cada dia e uma garrafa de água individual.

NOTA Em todos os eventos e atividades incluídos neste programa, todas as medidas de segurança e higiene para contenção da expansão da pandemia por SARS CoV-2 previstas pelas autoridades e contempladas no Plano de contingência para reabertura ao público do MHNC-UP serão escrupulosamente respeitadas.

Consulte aqui a ficha da operação “Regresso à Natureza – Regresso à Natureza – Capacitação da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva” NORTE-09-5864-FSE-000026.

Voltar