REGRESSO À NATUREZA

BIODIVERSIDADE E A ESCOLA – PROGRAMA

O segredo dos seres vivos

Nesta atividade, os alunos aprenderão a reconhecer um ser vivo a partir das suas caraterísticas essenciais. Terão também a oportunidade de conhecer necessidades básicas distintas que os seres vivos apresentam em diferentes fases do seu desenvolvimento.

Local: Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva e Jardim Botânico da Universidade do Porto

Público-alvo: alunos do ensino pré-escolar

Número máximo de participantes: 30 participantes/sessão

• 1.º Período e 3.º Período de 2022/2023.
As ligações entre os seres vivos

A partir da análise da diversidade de seres vivos, os alunos compreenderão que estes dependem uns dos outros, reconhecendo que a preservação da biodiversidade envolve um esforço concertado e articulado que deve considerar uma multiplicidade de fatores.

Público-alvo: alunos do 1.º ciclo do ensino básico

Número máximo de participantes: 30 participantes/sessão

• 1.º Período e 3.º Período de 2022/2023.
Quatro razões para preservar a diversidade da vida

A partir da exposição permanente da Galeria da Biodiversidade, os alunos explorarão as razões pelas quais devemos preservar a biodiversidade. Recorrendo a uma multiplicidade de argumentos que podem ser organizados em função dos quatro princípios fundamentais ilustrados nesta exposição – princípios estético, ético, económico e científico –, identificarão fatores-chave que influenciam a obtenção de recursos para a sociedade. Nesta atividade será igualmente explorada a relação entre o aumento mundial da população humana e a utilização dos recursos naturais, e discutido o seu impacto para a qualidade ambiental, trabalhando-se o conceito de sustentabilidade.

Local: Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva

Público-alvo: alunos do 2.º ciclo do ensino básico

Missão S.O.S.

Através da realização de atividades experimentais e/ou laboratoriais para a deteção de alguns poluentes do solo, ar e água, os alunos contactarão com possíveis ameaças à biodiversidade. Pretende-se, com esta atividade, que os alunos fiquem a conhecer causas e consequências da alteração dos ecossistemas e de que forma poderão contribuir, enquanto cidadãos ativos, para o equilíbrio dinâmico da vida e para a preservação e promoção da biodiversidade.

Público-alvo: alunos do 3.º ciclo do ensino básico

Em prol da biodiversidade

Nesta oficina teórico-prática recorrer-se-á a um estudo de caso para consciencializar os alunos para a importância da preservação da biodiversidade.  Esta atividade pretende estimular os alunos a reconhecer que a proteção e conservação da natureza é da responsabilidade de todos os cidadãos. Através de um projeto de conservação do lobo-ibérico desenvolvido em Portugal e apresentado na exposição “Unesco Green Citizens – Pioneiros da Mudança”, em 2019, os alunos poderão compreender melhor as relações existentes entre as alterações do meio e de que forma estas podem contribuir para extinção de espécies, afetando assim a biodiversidade. Desta forma, promover-se-á igualmente a sensibilização dos alunos para a importância de projetos de investigação e ação em curso nestas áreas.

Local: Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva

Público-alvo: alunos do ensino secundário