REGRESSO À NATUREZA

BIODIVERSIDADE EM FAMÍLIA – PROGRAMA

Peddypaper – À descoberta da biodiversidade no Jardim

Os jardins, parques e espaços verdes existentes nas cidades são espaços de acolhimento e promoção da biodiversidade vegetal, mas também animal e de outros grupos de seres vivos. No Dia Nacional da Conservação da Natureza, que se celebra anualmente a 28 de julho, convidaremos as famílias a descobrir a biodiversidade do Jardim Botânico da Universidade do Porto, através de um percurso repleto de dinâmicos e interessantes desafios pensados para todas as idades.

Calendarização

• 28 de julho de 2021 – 16h00-17h00;
  • Julho de 2022.
Vestígios da biodiversidade

Pequenos mamíferos, aves e répteis são alguns dos animais que habitam os jardins urbanos, mas nem sempre é fácil observá-los. O estudo dos vestígios deixados pelos animais, como pegadas, excrementos, regurgitações, pelos e pele é uma forma muitas vezes mais fácil e económica de saber mais sobre a biodiversidade de um local e sobre o comportamento animal. Numa visita orientada pelo Jardim Botânico da Universidade do Porto serão analisados vestígios da presença de animais que se escondem por entre a vegetação e exploradas as informações que estes nos podem revelar.

• 18 de julho de 2021 – 14h00-15h30;
  • 28 de julho de 2021 – 14h00-15h30;
  • 8 de agosto de 2021 – 14h00-15h30;
  • 25 de agosto de 2021 – 14h00-15h30;
  • Julho de 2022;
  • Agosto de 2022.
Histórias com vida

A obra de Sophia de Mello Breyner Andresen está cheia de referências à natureza e à vida animal e vegetal. Muitas destas estão associadas a espaços e objetos do Jardim Botânico da Universidade do Porto e da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva. Nestas sessões, a terem lugar na manhã do último domingo de cada mês, estimular-se-á o hábito da leitura e o contacto com os principais contos da autora. O programa destas sessões será delineado de modo a associar os contos a explorar à época do ano em questão e às várias festividades.

Local: Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva E Jardim Botânico da Universidade do Porto

• 25 de julho de 2021, domingo – 10h00-11h30;
  • 29 de agosto de 2021, domingo – 10h00-11h30;
  • 26 de setembro de 2021, domingo – 10h00-11h30;
  • 31 de outubro de 2021, domingo – 10h00-11h30;
  • 28 de novembro de 2021, domingo – 10h00-11h30;
  • 26 de dezembro de 2021, domingo – 10h00-11h30;
  • últimos domingos do mês em 2022 e até junho de 2023.
À procura do explorador

As expedições científicas, realizadas desde o séc. XVIII até o presente, têm permitido conhecer a biodiversidade de áreas próximas e remotas. Nesta atividade, o Jardim Botânico da Universidade do Porto irá converter-se num espaço de aventura e descoberta. Ao longo de diferentes percursos, cada um focado num habitat distinto, os participantes serão desafiados a identificar animais, plantas e objetos de uma expedição imaginada cujo protagonista se perdeu nesta “terra desconhecida”. Esta será também uma missão para o resgatar. Através desta atividade, criar-se-ão oportunidade valiosas para dar conhecer a biodiversidade e também para sensibilizar para a importância da sua preservação.

Público-alvo: famílias Nota com crianças a partir dos 8 anos

• 11 de julho de 2021 – 10h00-12h00 & 14h00-16h00
  • 24 de outubro de 2021 – 15h00-16h00 e 16h30-17h30
  • Julho de 2022;
  • Outubro de 2022.
VISUALmente

Nesta atividade, os participantes serão convidados a fazer uma visita diferente ao Jardim Botânico da Universidade do Porto, explorando a biodiversidade existente no local e identificando diferentes espécies através do toque, cheiro e som. Esta atividade adequa-se a participantes cegos ou com limitações cognitivas.

• 25 de setembro de 2021 – 10h00-11h30;
  • Junho de 2022;
  • Maio de 2023.
O bichinho do cinema – edição: a biodiversidade no ecrã

Assinalando o Dia Mundial do Cinema, que anualmente se celebra a 5 de novembro, os participantes serão convidados a embarcar numa aventura repleta de curiosidades, mistério, drama, humor e ciência! Ao longo de uma aliciante visita temática à exposição permanente da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, serão desvendados alguns exemplos que mostram como por vezes também a biodiversidade inspira a sétima arte.

Local: Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva

Público-alvo: famílias com crianças a partir dos 8 anos

• 6 de novembro de 2021 – 15h00-16h00 e 16h30-17h30
  • Novembro de 2022.
Arte Natura

Nesta atividade, pensada especialmente para avós e netos, explorar-se-á a expressão artística inspirada na envolvente botânica da Galeria da Biodiversidade. Recorrendo a técnicas de modelagem, pintura, estampagem, macramé, entre outros, procurar-se-á estimular a criatividade, o envolvimento cognitivo dos participantes e a interação intergeracional.

Local: Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva

Público-alvo: famílias (avós e netos)

• Maio de 2022;
  • Maio de 2023.