REGRESSO À NATUREZA

BIODIVERSIDADE PARA MIÚDOS – PROGRAMA

Apanhados na teia

Nesta atividade convidaremos as crianças a participar num jogo de teatralização, em que cada uma interpretará um determinado ser vivo, construindo entre si uma teia de relações simbióticas (como por exemplo a de predador-presa). Desta forma, os participantes refletirão sobre a importância das relações que se estabelecem naturalmente entre os diferentes seres vivos para o equilíbrio da vida na Terra.

Local: Jardim Botânico da Universidade do Porto

• 10 de julho de 2021 – 10h00-11h00;
  • Maio de 2022;
  • Maio de 2023.
Aguarelas vegetais

A natureza é não só fonte de inspiração para a arte, mas também fonte de materiais que podemos utilizar para nos expressar por esta via. Nesta atividade desafiaremos as crianças a tornarem-se bioartistas e a produzir as mais belas obras de arte com corantes naturais obtidos a partir de materiais que todos temos em casa.

• 18 de setembro de 2021 – 10h00-11h30;
  • Junho de 2022;
  • Maio de 2023.
Biodiversidade em nosso redor

Através de atividades de trabalho experimental e laboratorial, as crianças observarão a biodiversidade em seu redor a diferentes escalas. Desde a vida microscópica até àquela que conseguimos ver a olho nu. Serão destacados diferentes seres vivos e as relações entre os mesmos, discutindo-se, em particular, o papel do ser humano na dinâmica da vida.

Local: Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva e Jardim Botânico da Universidade do Porto

• 11 de dezembro de 2021 – 10h30-12h00;
  • Janeiro de 2022;
  • Dezembro de 2022;
  • Janeiro de 2023.
A biodiversidade ao nosso serviço

O ser humano tira partido dos recursos naturais que tem ao seu dispor. Nesta atividade explorar-se-á o fenómeno subjacente a uma prática que nos tem acompanhado desde cedo e que, em tempos de pandemia, para muitos de nós funcionou como uma forma de distração – a confeção de pão. Abordar-se-á o fenómeno da fermentação e o processo de domesticação do trigo, explorando-se algumas curiosidades particularmente interessantes. E quem é que resiste ao maravilhoso aroma de um pão acabadinho de sair do forno?

Idades: 8-14 anos

• 18 de dezembro de 2021 – 10h00-11h30;
  • Janeiro de 2022;
  • Dezembro de 2022;
  • Janeiro de 2023.
Seleção natural em origami

No mundo das borboletas, a diversidade de cor é um dos fatores que determinam a sua capacidade de sobreviver. Nesta atividade, as crianças serão convidadas a descobrir como na diversidade está a chave para sobreviver à mudança. Através da construção de origamis de borboletas em papel, será possível compreender como a camuflagem pode determinar a sua sobrevivência.

Idades: 8-14 anos

• Fevereiro de 2022;