PROGRAMA DE ATIVIDADES PREPARATÓRIAS

No dia 11 de setembro, a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, em parceria com o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO), a Câmara Municipal de Mértola e a Estação Biológica de Mértola, promove uma sessão de observação noturna de insetos e outros invertebrados, coordenada por Sónia Ferreira, investigadora do CIBIO-InBIO.Estamos habituados a observar animais durante o dia, mas quais estarão ativos durante a noite? Nesta sessão de observação noturna dinamizada por entomólogos do CIBIO-InBIO, convidamo-lo(a) a conhecer a extraordinária diversidade de invertebrados da Bombeira do Guadiana. Borboletas, escaravelhos, gafanhotos, saltões e formigas-leão são apenas alguns dos convidados de honra.

Com Sónia Ferreira, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (BIOPOLIS/CIBIO-InBIO)

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.

INFORMAÇÕES & INSCRIÇÕES

Público-alvo: A partir dos 8 anos

Lotação: 10 participantes

Hora: 20h00

Duração máxima prevista: 2 a 3 horas

Ponto de encontro: Estação da Biodiversidade da Bombeira do Guadiana (37.625312, -7.666268))

Inscrições: galeria@mhnc.up.pt

Amanhã, dia 18 de setembro, pelas 15h30, a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, em parceria com o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (BIOPOLIS/CIBIO-InBIO), o Centro de Investigação de Montanha do Instituto Politécnico de Bragança (CIMO), o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Câmara Municipal do Porto, e a  empresa municipal Águas do Porto, promove uma ação de recolonização da Ribeira da Granja com peixes autóctones.

A Ribeira da Granja, o maior curso de água da cidade do Porto, tem vindo a ser alvo de continuadas ações de reabilitação e renaturalização em diversos dos seus troços. Como consequência, apresenta agora as condições ecológicas para voltar a ser lar para espécies autóctones de peixes, como é o caso do ruivaco. Nesta ação, uma equipa de investigadores especialistas em habitats de água-doce vai proceder à libertação de alguns exemplares desta espécie, discutindo a importância deste tipo de ecossistemas para um futuro mais verde e resiliente, particularmente em ambiente urbano. 

Com:

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.

INFORMAÇÕES & INSCRIÇÕES

Público-alvo: A partir dos 4 anos

Lotação: 15 participantes

Data: 18 de setembro de 2021

Hora: 15h30

Duração máxima prevista: 90 min

Ponto de encontro: Troço reabilitado da Ribeira da Granja junto à Quinta do Rio (GPS: 41.17707480972845, -8.640541990501934)

Inscrições: galeria@mhnc.up.pt

No dia 19 de setembro, pelas 10h00, a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, em colaboração com o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (BIOPOLIS/CIBIO-InBIO) e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, promove um mini-bioblitz a ter lugar na Ribeira da Granja, no Porto.

A biodiversidade urbana é fundamental para a resiliência dos ecossistemas das nossas cidades, para além de representar a forma mais acessível e imediata de contacto com a natureza para a grande maioria da população. Este mini-bioblitz, que será realizado numa zona recentemente reabilitada da Ribeira da Granja – o maior curso de água da cidade do Porto –, tem um objetivo duplo: revelar a biodiversidade presente na área e despertar a essência naturalista em todos os participantes, contribuindo para a consciencialização do valor da biodiversidade local e oferecendo um conjunto de ferramentas básicas para que, futuramente, possam dar continuidade ao trabalho ali iniciado.   

Com:

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.

INFORMAÇÕES & INSCRIÇÕES

Público-alvo: A partir dos 6 anos

Lotação: 15 participantes por sessão

Data: 19 de setembro de 2021

Hora: 10h00-12h00

Ponto de encontro: Troço reabilitado da Ribeira da Granja junto à Quinta do Rio (GPS: 41.17707480972845, -8.640541990501934) 

Inscrições: galeria@mhnc.up.pt

No dia 21 de setembro, pelas 10h00, a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, em parceria com o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), promove uma palestra sobre o efeito das alterações climáticas nos corais, seguida de um workshop sobre os efeitos das concentrações de CO2 nas águas.

Na palestra “Corais tropicais: os únicos corais vítimas das mudanças climáticas”, o investigador do CIIMAR Jean-Baptiste Ledoux irá demonstrar como as alterações climáticas têm vindo a marcar a biodiversidade em lugares tão próximos de nós como o Mar Mediterrâneo.

As alterações climáticas de origem antropogénica têm vindo a modificar drasticamente a biodiversidade, afetando o funcionamento dos ecossistemas e os serviços socioeconómicos a eles associados.  Como tal, os recifes de coral tropical, que estão entre os ecossistemas biologicamente mais diversificados e economicamente importantes da Terra, são também uns dos exemplos mais conhecidos do impacto das alterações climáticas. De facto, os recifes de coral tropical estão em risco crítico como resultado de eventos recorrentes de branqueamento induzido pelo aquecimento da água do mar, um fenómeno conhecido como “crise dos recifes de coral”. Não obstante, este não é o único ecossistema marinho dominado por corais que se encontra em perigo devido ao aquecimento global. O Mar Mediterrâneo é um hotspot não só de biodiversidade, mas também de alterações climáticas. Nas últimas décadas, eventos recorrentes de mortalidade em massa associados a ondas de calor marinhas foram observados ao longo de milhares de quilómetros de habitats costeiros, afetando mais de 90 espécies, como corais.

Esta palestra lançará o mote para um workshop dinâmico em que se analisarão os efeitos de diferentes concentrações de CO2 em diversas amostras de água.

Venha mergulhar nesta aventura!

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.

INFORMAÇÕES & INSCRIÇÕES

Público-alvo: 11 a 18 anos

Lotação: 15 participantes

Horas: 10h00 – 12h00

Local: Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva 

Inscrições: galeria@mhnc.up.pt

No dia 22 de setembro, pelas 11h00, a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, em parceria com a Associação Portuguesa de Geólogos (APG) e o Projeto ENGIE – Empowering girls to become de geoscientists of tomorrow,  promove a sessão online Descobre o Geólogo que há ti!

Sabia que as geociências são cruciais para enfrentar os desafios futuros da sociedade? É verdade! Os geocientistas têm um papel fundamental na resolução de desafios importantes, tais como:

  • Assegurar o acesso ao abastecimento sustentável da água;
  • Pesquisar e extrair minerais críticos necessários para as tecnologias relacionadas com as energias renováveis, como a energia eólica e solar;
  • Compreender o subsolo no sentido de aproveitar a energia geotérmica, permitir o desenvolvimento seguro de infraestruturas e das tecnologias de captura e armazenamento de carbono;
  • Mitigar as alterações climáticas e influenciar as políticas governamentais através da compreensão dos paleoclimas, da modelação de possíveis cenários para o futuro e da compreensão dos impactos do clima no meio ambiente, nos meios de subsistência e nos perigos naturais.

Nesta sessão serão dinamizadas várias atividades, integradas no projeto ENGIE, financiado pelo EIT Raw Materials, que permitirão conhecer um pouco mais da história da Terra, bem como ficar a saber mais sobre as Geociências e como esta área científica pode ajudar e contribuir para uma sociedade mais segura, justa e sustentável.

Com Mónica Sousa, Associação Portuguesa de Geólogos

 A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.

INFORMAÇÕES & INSCRIÇÕES

Público-alvo: 11 a 18 anos

Lotação: 50 participantes

Horas: 11h00 – 12h00

Inscrições: galeria@mhnc.up.pt

Voltar