PÁSCOA NO MUSEU 2019 – Programa

 

Oficinas Diárias | 8 a 12 e 15 a 19 de Abril de 2019

 

Retratos de primavera

Segunda-feira, 8 de abril de 2019

Nesta atividade vamos fazer uma fusão entre personalidade e espaço, juntando expressão artística e observação da natureza, sobretudo do espaço do Jardim Botânico do Porto. Partindo de alguns exemplos de autores, nomeadamente do pintor Arcimboldo, vais desenhar o teu retrato e o dos teus colegas, através de exercícios de distorção executados em desenho e colagem. Tudo isto, utilizando elementos recolhidos no Jardim.

Jardins portáteis

Terça-feira, 9 de abril de 2019

Como colocar uma experiência num espaço tão pequeno como o de uma caixa? Muitas pessoas têm nas suas arrecadações caixas de fotografias e recordações que resumem experiências, e o Jardim Botânico pode também passar por um processo desta natureza. Pode ser replicado para um espaço pequeno, um espaço portátil que vais poder poder levar para tua casa. É como que uma simulação de jardim em miniatura, construindo pequenos elementos que simulam a terra, as folhas e as flores.

Na pista do ovo dourado

Quarta-feira, 10 de abril de 2019

O senhor Alfredo, um coelho muito organizado,
Decide fazer uma festa no seu jardim encantado.
O problema foi que encomendou,
6 ovos de ouro que os escondeu e nunca os achou.
Será que nesta aventura o poderás ajudar
A desvendar este caso, até encontrar,
Os 6 ovos perdidos no jardim encantado,
Que o senhor Alfredo não teria perdido se fosse organizado.

Queres ajudar o Senhor Alfredo a encontrar os ovos dourados?

Um coelhinho chamado Darwin

Quinta-feira, 11 de abril de 2019

Numa aventura emocionante, por mares nunca dantes navegados, nasce um coelhinho corajoso, de seu nome Darwin. A história deste coelhinho começa numa viagem sobre a audácia de explorar o desconhecido e descobrir o grande mistério da natureza: a origem das espécies. Parte à descoberta com este coelhinho na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva.

A pequena aldeia

Sexta-feira, 12 de abril de 2019

Como podemos viver sem prejudicar a natureza que nos rodeia?

Para entender o ser humano devemos entender o ambiente que o rodeia. Toda a actividade humana se desenvolveu com base na paisagem e no ambiente que, por sua vez, condicionaram toda a estrutura habitacional.

Esta atividade visa experimentar este processo, fazendo uso de ferramentas das artes visuais para sensibilizar para a ecologia.

Os mistérios das sementes

Segunda-feira, 15 de abril de 2019

As plantas são seres fascinantes e as sementes quase parecem mágicas! O que há dentro de um fruto? Será que se engolires sementes irão nascer plantas?
Vamos analisar e descobrir alguns mistérios que nos escondem as sementes e perceber como germinam e se transformam em plantas…

Nesta atividade vais ainda plantar algumas sementes na cabeça de um ‘careca’ que terás de cuidar. E depois desta azáfama toda, envolta de cores e mistérios, contaremos com a tua ajuda para transformar sementes de milho em pipocas.

As flores de um jardim

Terça-feira, 16 de abril de 2019

Era preciso agradecer às flores
Terem guardado em si,
Límpida e pura,
Aquela promessa antiga
Duma manhã futura.

Sophia de Mello Breyner Andresen

O que fazem as abelhas numa flor? O que é aquele pó amarelo que te faz espirrar? Para que serve? Se queres respostas a estas perguntas, temos um dia cheio de actividades e curiosidades reservado para ti…

Vem descobrir mais sobre as flores e alguns dos seus encantos e leva para casa uma recordação inesquecível.

À procura dos artrópodes

Quarta-feira, 17 de Abril de 2019

Por entre ramos e folhas, perto de troncos caídos e lagos esquecidos, existe um mundo novo com maravilhas por explorar. Vem conhecer estes espaços e alguns dos magníficos animais que existem no Jardim Botânico. Das joaninhas às borboletas, dos caracóis às aranhas, cria a tua equipa e torna-te num verdadeiro cientista.

Percorre o jardim e aprende a identificar insectos, moluscos e aracnídeos. Nomes difíceis? Tudo vai ser mais fácil depois deste dia! Esperamos por ti.

Amigos microscópicos do Rapaz de Bronze

Quinta-feira, 18 de abril de 2019

Entre o roseiral e o parque, num lugar sombrio, solitário e verde, havia um pequeno jardim rodeado de árvores altíssimas que o cobriam com os seus ramos. No meio desse jardim havia um lago redondo sempre cheio de folhas. No centro do lago havia uma ilha muito pequena feita de pedregulhos e onde cresciam fetos. No centro da ilha estava uma estátua que era um rapaz feito de bronze.”

Rapaz de bronze, Sophia de Mello Breyner Andresen

Além do Rapaz de Bronze, dos fetos e das rãs, neste jardim sombrio habitam animais invisíveis a olho nu. Aprende a observar ao microscópio e prepara-te para descobrir as maravilhas escondidas neste “solitário e verde” lago.

Biodiversidade em origami

Sexta-feira, 19 de abril de 2019

O ponto de partida é a natureza, em que te vais inspirar para criar as tuas construções em papel, sem nunca utilizares tesoura ou fita-cola. Aventura-te a dobrar e a redobrar papéis coloridos, para recriares o teu animal preferido.

No final, irás perceber que também a matemática está presente na natureza.

 

 

Teatro | 8 a 12 de abril de 2019

 

O Botânico de Oz

A casa de Doroteia foi apanhada por um ciclone e foi parar no Jardim Botânico.

Entre o Jardim dos Jotas e o Jardim dos Peixes, Doroteia encontra a Bruxa Boa do Norte, o Espantalho, o Homem de Lata, o Leão e muitos outros seres fantásticos que a vão ajudar a encontrar o caminho para casa.

Toca a trabalhar! Temos muito que fazer: decidir a personagem que queres fazer, construir o cenário, os figurinos, escolher músicas e sons, e finalmente convidar a tua família e amigos para assistir.

 

Voltar