QUÍMICA PARA A VIDA
António Joaquim Ferreira da Silva (1853-1923), comemorações do centenário
“A ciência não é um entretenimento estéril… A ciência verdadeira é a escola do livre pensamento e, como tal, eminentemente emancipadora”
A. J. Ferreira da Silva, 1911
António Joaquim Ferreira da Silva (1853-1923) viveu num tempo excecional de avanços nas ciências químicas, para os quais, ele próprio, contribuiu com o seu empenho, inteligência e trabalho meticuloso. Encarou o professorado como uma missão, criando espaços e condições materiais para os alunos aprenderem praticando. Fiel à sua formação de berço, defendeu aquilo a que chamou a ação civilizadora da ciência: a superioridade da mesma para melhorar a vida humana e aproximar os países.
Cem anos após a sua morte, a Universidade do Porto, em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Química e o Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, rende-lhe uma justa homenagem com um programa de apontamentos académicos e culturais que se estende até junho do próximo ano.
PROGRAMA
17 JUL ’23
Exposição de documentos do Arquivo Ferreira da Silva
Local: Laboratório Ferreira da Silva, Polo Central do MHNC-UP
Horário: 10h00 às 13h00 e 14h00 às 17h30
Entrada livre
Na segunda-feira, dia 17 de julho, o Laboratório Ferreira da Silva estará excecionalmente aberto ao público. Ao longo do dia, a curadora de instrumentos científicos do MHNC-UP, Marisa Monteiro, orientar-nos-á na exploração de uma seleção de documentação histórica do Arquivo Ferreira da Silva (Fundo Antigo da U.Porto e Arquivo do MHNC-UP).
Cerimónia oficial de abertura do programa Química para a vida
Local: Laboratório Ferreira da Silva, Polo Central do MHNC-UP
Horário: 17h30
Entrada livre, limitada à lotação do espaço
A cerimónia oficial de abertura do programa Química para a vida: António Joaquim Ferreira da Silva (1853-1923), comemorações do centenário terá lugar no dia 17 de julho pelas 17h30, no Laboratório Ferreira da Silva. A sessão contará com uma intervenção do historiador Rui Gomes, que fará a apresentação intitulada “Ferreira da Silva, cinco estações em algumas fotografias” a partir de excertos da biografia que publicou em 2017.
Assista à reportagem da sessão de abertura.
25 JUL ’23
Homenagem no âmbito do XXVII Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química
Local: Centro Cultural e de Congressos de Aveiro
Horário: 9h50
Participação sujeita a inscrição no encontro
No âmbito do XVII Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química, que terá lugar de 24 a 26 julho no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, será feita, no dia 25 de julho, pelas 9h50, uma homenagem à vida e obra de António Ferreira da Silva. O evento contará com um painel de comunicações, do qual farão parte Marisa Monteiro, curadora de instrumentos científicos do MHNC-UP, e Manuel João Monte, professor associado convidado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com as comunicações “O Laboratório Ferreira da Silva, crónica de uma reconstrução desejada”, e “Os zoilos e os templos das ciências”.
30 SET ’23
Roteiro do Conhecimento Os laboratórios de Ferreira da Silva: em prol do ensino e da investigação em análise química
Local: Percurso no centro da cidade do Porto
Horário: 10h00
Participação gratuita mediante inscrição prévia
Mais informação aqui.
10 OUT ’23
Inauguração da exposição Ferreira da Silva/Química para a vida, uma vida de química
Local: Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Horário: 18h00
Entrada livre, limitada à lotação do espaço
No dia 10 de outubro de 2023, pelas 18h00, terá lugar na Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a inauguração da exposição Ferreira da Silva/Química para a vida, uma vida de química, que aí estará patente até ao dia 1 de junho de 2024. Nesta exposição serão dados a conhecer alguns objetos do acervo de instrumentos históricos do MHNC-UP, livros do Fundo Antigo da Universidade do Porto e documentos do Arquivo Ferreira da Silva,bem como uma seleção de fotografias cedidas pela família.
Consulte aqui o catálogo da exposição.
3 NOV ’23
Sarau científico A história química de uma vela
Local: Laboratório Ferreira da Silva
Horário: 21h30
Entrada livre, limitada à lotação do espaço
Sarau científico A história química de uma vela, por Sérgio Rodrigues, professor auxiliar da Universidade de Coimbra.
A História Química de uma Vela de Michael Faraday, conjunto de palestras realizadas no Natal de 1860, publicadas em 1861 e traduzidas para português de Portugal em 2011, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Química, contém um notável conjunto de demonstrações experimentais que, ao longo de mais de 150 anos, serviu de inspiração a químicos e cientistas de outras áreas. Neste sarau serão realizadas algumas destas demonstrações, e outras mais recentes, que ilustram vários aspetos científicos e a evolução do conhecimento nos últimos 150 anos.
4 NOV ’23
Ao encontro de Ferreira da Silva e a sua época: o químico, as suas ideias, as suas crenças
Local: Laboratório Ferreira da Silva, Polo Central do MHNC-UP
Horário: 18h00
Entrada livre, limitada à lotação do espaço
No sábado, dia 4 de novembro de 2023, terá lugar no Laboratório Ferreira da Silva a peça Ao encontro de Ferreira da Silva e a sua época: o químico, as suas ideias, as suas crenças, uma dramatização a partir da obra do historiador Rui Gomes, pelos alunos do 12.º ano do Curso de Línguas e Humanidades do Agrupamento de Escolas Professor Doutor Ferreira da Silva, com encenação de Isabel Franco.
7 NOV ’23
Concerto de homenagem pela Orquestra Clássica da FEUP
Local: Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Horário: 21h30
Entrada livre, limitada à lotação do espaço
No dia 7 de novembro de 2023, pelas 21h30, convidamos a assistir a um concerto de homenagem pela Orquestra Clássica da FEUP, regido pelo Maestro Tiago Moreira da Silva, e cujo repertório incluirá peças de músicos que também foram cientistas, particularmente químicos.
Do programa fazem parte nomes como Alexander Porfiryevich Borodin, compositor e químico russo de origem georgiana, Edward William Elgar, também compositor de música clássica, de nacionalidade inglesa, e cujo interesse pelas áreas da química o levou a criar um pequeno laboratório na cave de sua casa, Charles-Camille Saint-Saëns, compositor, organista, maestro e pianista francês, que, para além da música, tinha conhecimentos na área da biologia, botânica e matemática, e Luís de Freitas Branco, uma das mais importantes figuras da cultura portuguesa do século XX, que começou cedo a aprender violino e piano, tendo composto, com apenas 14 anos, canções que atingiram grande notoriedade.
O alinhamento previsto para o concerto é o seguinte: Polonia, de Edward William Elgar; In the Steppes of Central Asia, de Alexander Porfiryevich Borodin; Duas Melodias (para orquestra de cordas), de Luís de Freitas Branco; Danse Bacchanale, de Charles-Camille Saint-Saëns; e Pomp and Circumstance n.º4 de Edward William Elgar.
10 FEV ’24
Roteiro do Conhecimento Os laboratórios de Ferreira da Silva: em prol do ensino e da investigação em análise química
Local: Percurso no centro da cidade do Porto
Horário: 10h00
Participação gratuita mediante inscrição prévia
Mais informação aqui.
22 FEV ’24
Há Conversa em Ciências: A Questão do Vinho
No âmbito do novo ciclo “Há conversa em Ciências”, um espaço de discussão de ideias sobre a relação entre a ciência e a cultura, promovido e acolhido pela Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, terá lugar no dia 22 de fevereiro, pelas 17h00, a sessão A Questão do Vinho.
Nesta sessão, enquadrada no programa Química para a vida, será abordado o papel das ciências na vinicultura e na produção do vinho, desde o tempo do trabalho do Professor Ferreira da Silva até à atualidade, e de como a relação entre ciência, produção e qualidade do vinho evoluiu nos últimos 100 anos.
A sessão terá como convidados Luís Belchior e Jorge Queiroz, docentes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e David Guimaraens, Diretor Técnico e Enólogo Chefe da Taylor’s. A moderação ficará a cargo de António Machiavelo, Pró-Diretor para a Ciência & Cultura da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Local: Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Horário: 17h00
Entrada livre
21 MAR ’24
Há Conversa em Ciências – Água: Manancial de Vida
No âmbito do novo ciclo “Há conversa em Ciências”, um espaço de discussão de ideias sobre a relação entre a ciência e a cultura, promovido e acolhido pela Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, terá lugar no dia 21 de março, pelas 17h00, a sessão Água: Manancial de Vida.
Nesta sessão, enquadrada no programa Química para a vida, serão abordadas, entre outras, as seguintes questões:
- De onde vem a água das nossas torneiras? É superficial ou é subterrânea? Tendo em conta a origem, é segura?
- Como se pode assegurar a qualidade da água na origem? Toda a água precisa de ser tratada?
- A quantidade de água que temos no nosso planeta é a mesma desde que há vida na Terra? Qual o contributo das Alterações Climáticas e dos fenómenos extremos para a variação da quantidade de água disponível para a humanidade?
Falar-se-á também da importância das ciências na garantia da qualidade da água que bebemos, de como o papel das ciências nesta área tem evoluído ao longo dos últimos cem anos e do papel do “pai” da Química portuguesa neste contexto.
A sessão terá como convidados os professores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Nuno Formigo, António Fernando Silva e António Guerner Dias.
Local: Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Horário: 17h00
Entrada livre
19 ABR ’24
Apresentação da monografia Exemplaris – Pedro de Figueiredo
No dia 19 de abril de 2024, pelas 18h00, o Laboratório Ferreira da Silva acolherá a sessão de apresentação da monografia Exemplaris – Pedro de Figueiredo, publicada pela Câmara Municipal de Tondela. A sessão incluirá uma intervenção da autora da obra, Maria de Lurdes Pinto, acerca da vida e obra de Pedro de Figueiredo Ferreira (1880-1972), insigne artista e douto pedagogo nas escolas artísticas e industriais do Porto. Será dado particular destaque aos painéis e frisos de azulejos, assinados pelo artista, provenientes do histórico Laboratório Médico Professor Alberto d’Aguiar e património da Universidade do Porto desde 2018, dos quais uma pequena seleção estará exposta.
Local: Laboratório Ferreira da Silva
Horário: 18h00
Entrada livre
8 MAI ’24
Sarau científico Ao sabor das ondas
Sarau científico Ao sabor das ondas, por Adelino Galvão, Professor no Departamento de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico e Investigador no Centro de Química Estrutural, com a colaboração de um quarteto de saxofones da classe da Professora Rosa Oliveira do Conservatório de Música do Porto.
Neste sarau irá demonstrar-se como as Orquestras e Ensembles de Sopros constituem uma oportunidade para ensinar fenómenos ondulatórios de forma integrada, incluindo a compreensão das propriedades eletrónicas moleculares. Som, luz e eletrão são tratados num enquadramento comum, numa oficina em que os músicos são os protagonistas que usam os seus instrumentos para efetuar medidas físicas como a do comprimento de um objeto, ou a determinação da velocidade do som.
Local: Laboratório Ferreira da Silva
Horário: 21h00
Entrada livre, limitada à lotação do espaço
29 MAI ’24
Sessão oficial de encerramento do programa
No dia 29 de maio, pelas 18h00, terá lugar na Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto a cerimónia formal de encerramento do programa Química para a vida: António Joaquim Ferreira da Silva (1853-1923), comemorações do centenário, com a presença da Senhora Vice-Reitora para a Cultura e Museus, Professora Fátima Vieira, da Senhora Diretora da Faculdade de Ciências, Professora Ana Cristina Freire, e do Diretor da Sociedade Portuguesa de Química, Professor Joaquim Luís Faria, na qual se fará a apresentação do catálogo da exposição de homenagem patente, desde 10 de outubro, no Espaço de exposições desta Biblioteca, e em que contaremos com a intervenção de dois oradores convidados, Fernando Remião, Professor Associado do Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Farmácia, e Manuel João Monte, Professor Associado Convidado do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências.
Os Alcalóides de Ferreira da Silva: Evolução do Conhecimento da sua Toxicologia, Fernando Remião
Foi no notável “Caso Médico-Legal Urbino de Freitas” que Ferreira da Silva colocou todo o seu conhecimento ao serviço da Toxicologia Forense. Para grande escândalo da sociedade, concluiu então que a morte de Mário Sampaio se deveu a envenenamento, pela morfina e delfinina. A apresentação focará uma análise do observado e descrito por Ferreira da Silva, à luz dos conhecimentos atuais…
Ferreira da Silva, um conservador revolucionário, Manuel João Monte
Lutando contra vários zoilos, Ferreira da Silva revolucionou a química e a cultura científica portuguesas. Como mostram as palavras do seu paradigmático discurso de 1911, estava muito à frente do seu tempo: “Sejamos modestos e benevolentes; porque não podemos formular, nas ciências que mais apaixonadamente cultivamos, construções a que possamos dar o carácter dogmático; sejamos moderados e discretos nas nossas afirmações”. Carlo Rovelli assinaria por baixo.
Local: Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Horário: 18h00
Entrada livre, limitada à lotação do espaço
2 JUN ’24
Roteiro do Conhecimento Os laboratórios de Ferreira da Silva: em prol do ensino e da investigação em análise química
Local: Percurso no centro da cidade do Porto
Horário: 10h00
Participação gratuita mediante inscrição prévia
Mais informação aqui.
O programa está em construção, pelo que o/a convidamos a manter-se atento/a aos nossos canais de divulgação e a acompanhar as novidades que estamos a preparar.