QUÍMICA PARA A VIDA

António Joaquim Ferreira da Silva (1853-1923), comemorações do centenário

“A ciência não é um entretenimento estéril… A ciência verdadeira é a escola do livre pensamento e, como tal, eminentemente emancipadora

A. J. Ferreira da Silva, 1911

António Joaquim Ferreira da Silva (1853-1923) viveu num tempo excecional de avanços nas ciências químicas, para os quais, ele próprio, contribuiu com o seu empenho, inteligência e trabalho meticuloso. Encarou o professorado como uma missão, criando espaços e condições materiais para os alunos aprenderem praticando. Fiel à sua formação de berço, defendeu aquilo a que chamou a ação civilizadora da ciência: a superioridade da mesma para melhorar a vida humana e aproximar os países.
Cem anos após a sua morte, a Universidade do Porto, em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Química e o Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, rende-lhe uma justa homenagem com um programa de apontamentos académicos e culturais que se estende até junho do próximo ano.

PROGRAMA

17 JUL ’23

Exposição de documentos do Arquivo Ferreira da Silva

Local: Laboratório Ferreira da Silva, Polo Central do MHNC-UP

Horário: 10h00 às 13h00 e 14h00 às 17h30

Entrada livre

Na segunda-feira, dia 17 de julho, o Laboratório Ferreira da Silva estará excecionalmente aberto ao público. Ao longo do dia, a curadora de instrumentos científicos do MHNC-UP, Marisa Monteiro, orientar-nos-á na exploração de uma seleção de documentação histórica do Arquivo Ferreira da Silva (Fundo Antigo da U.Porto e Arquivo do MHNC-UP).

Cerimónia oficial de abertura do programa Química para a vida

Local: Laboratório Ferreira da Silva, Polo Central do MHNC-UP

Horário: 17h30

Entrada livre, limitada à lotação do espaço

A cerimónia oficial de abertura do programa Química para a vida: António Joaquim Ferreira da Silva (1853-1923), comemorações do centenário terá lugar no dia 17 de julho pelas 17h30, no Laboratório Ferreira da Silva. A sessão contará com uma intervenção do historiador Rui Gomes, que fará a apresentação intitulada “Ferreira da Silva, cinco estações em algumas fotografias” a partir de excertos da biografia que publicou em 2017.

Assista à reportagem da sessão de abertura.

25 JUL ’23

Homenagem no âmbito do XXVII Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química

Local: Centro Cultural e de Congressos de Aveiro

Horário: 9h50

Participação sujeita a inscrição no encontro

No âmbito do XVII Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química, que terá lugar de 24 a 26 julho no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, será feita, no dia 25 de julho, pelas 9h50, uma homenagem à vida e obra de António Ferreira da Silva. O evento contará com um painel de comunicações, do qual farão parte Marisa Monteiro, curadora de instrumentos científicos do MHNC-UP, e Manuel João Monte, professor associado convidado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com as comunicações “O Laboratório Ferreira da Silva, crónica de uma reconstrução desejada”, e “Os zoilos e os templos das ciências”.

30 SET ’23

Roteiro do Conhecimento Os laboratórios de Ferreira da Silva: em prol do ensino e da investigação em análise química

Local: Percurso no centro da cidade do Porto

Horário: 10h00

Participação gratuita mediante inscrição prévia

Mais informação aqui.

10 OUT ’23

Inauguração da exposição Ferreira da Silva/Química para a vida, uma vida de química

Local: Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Horário: 18h00

Entrada livre, limitada à lotação do espaço

No dia 10 de outubro de 2023, pelas 18h00, terá lugar na Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a inauguração da exposição Ferreira da Silva/Química para a vida, uma vida de química, que aí estará patente até ao dia 1 de junho de 2024. Nesta exposição serão dados a conhecer alguns objetos do acervo de instrumentos históricos do MHNC-UP, livros do Fundo Antigo da Universidade do Porto e documentos do Arquivo Ferreira da Silva,bem como uma seleção de fotografias cedidas pela família.

MAIS INFORMAÇÃO

3 NOV ’23

Sarau científico A história química de uma vela

Local: Laboratório Ferreira da Silva

Horário: 21h30

Entrada livre, limitada à lotação do espaço

Sarau científico A história química de uma vela, por Sérgio Rodrigues, professor auxiliar da Universidade de Coimbra.

A História Química de uma Vela de Michael Faraday, conjunto de palestras realizadas no Natal de 1860, publicadas em 1861 e traduzidas para português de Portugal em 2011, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Química, contém um notável conjunto de demonstrações experimentais que, ao longo de mais de 150 anos, serviu de inspiração a químicos e cientistas de outras áreas. Neste sarau serão realizadas algumas destas demonstrações, e outras mais recentes, que ilustram vários aspetos científicos e a evolução do conhecimento nos últimos 150 anos.

4 NOV ’23

Ao encontro de Ferreira da Silva e a sua época: o químico, as suas ideias, as suas crenças

Local: Laboratório Ferreira da Silva, Polo Central do MHNC-UP

Horário: 18h00

Entrada livre, limitada à lotação do espaço

No sábado, dia 4 de novembro de 2023, terá lugar no Laboratório Ferreira da Silva a peça Ao encontro de Ferreira da Silva e a sua época: o químico, as suas ideias, as suas crenças, uma dramatização a partir da obra do historiador Rui Gomes, pelos alunos do 12.º ano do Curso de Línguas e Humanidades do Agrupamento de Escolas Professor Doutor Ferreira da Silva, com encenação de Isabel Franco.

7 NOV ’23

Concerto de homenagem pela Orquestra Clássica da FEUP

Local: Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Horário: 21h30

Entrada livre, limitada à lotação do espaço

No dia 7 de novembro de 2023, pelas 21h30, convidamos a assistir a um concerto de homenagem pela Orquestra Clássica da FEUP, regido pelo Maestro Tiago Moreira da Silva, e cujo repertório incluirá peças de músicos que também foram cientistas, particularmente químicos.

Do programa fazem parte nomes como Alexander Porfiryevich Borodin, compositor e químico russo de origem georgiana, Edward William Elgar, também compositor de música clássica, de nacionalidade inglesa, e cujo interesse pelas áreas da química o levou a criar um pequeno laboratório na cave de sua casa, Charles-Camille Saint-Saëns, compositor, organista, maestro e pianista francês, que, para além da música, tinha conhecimentos na área da biologia, botânica e matemática, e Luís de Freitas Branco, uma das mais importantes figuras da cultura portuguesa do século XX, que começou cedo a aprender violino e piano, tendo composto, com apenas 14 anos, canções que atingiram grande notoriedade.

O alinhamento previsto para o concerto é o seguinte: Polonia, de Edward William Elgar; In the Steppes of Central Asia, de Alexander Porfiryevich Borodin; Duas Melodias (para orquestra de cordas), de Luís de Freitas Branco; Danse Bacchanale, de Charles-Camille Saint-Saëns; e Pomp and Circumstance n.º4 de Edward William Elgar.

10 FEV ’24

Roteiro do Conhecimento Os laboratórios de Ferreira da Silva: em prol do ensino e da investigação em análise química

Local: Percurso no centro da cidade do Porto

Horário: 10h00

Participação gratuita mediante inscrição prévia

Mais informação aqui.

22 FEV ’24

Há Conversa em Ciências: A Questão do Vinho

No âmbito do novo ciclo “Há conversa em Ciências”, um espaço de discussão de ideias sobre a relação entre a ciência e a cultura, promovido e acolhido pela Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, terá lugar no dia 22 de fevereiro, pelas 17h00, a sessão A Questão do Vinho.

Nesta sessão, enquadrada no programa Química para a vida, será abordado o papel das ciências na vinicultura e na produção do vinho, desde o tempo do trabalho do Professor Ferreira da Silva até à atualidade, e de como a relação entre ciência, produção e qualidade do vinho evoluiu nos últimos 100 anos.

A sessão terá como convidados Luís Belchior e Jorge Queiroz, docentes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e David Guimaraens, Diretor Técnico e Enólogo Chefe da Taylor’s. A moderação ficará a cargo de António Machiavelo, Pró-Diretor para a Ciência & Cultura da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Local: Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Horário: 17h00

Entrada livre

21 MAR ’24

Há Conversa em Ciências Água: Manancial de Vida

No âmbito do novo ciclo “Há conversa em Ciências”, um espaço de discussão de ideias sobre a relação entre a ciência e a cultura, promovido e acolhido pela Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, terá lugar no dia 21 de março, pelas 17h00, a sessão Água: Manancial de Vida.

Nesta sessão, enquadrada no programa Química para a vida, serão abordadas, entre outras, as seguintes questões:

  • De onde vem a água das nossas torneiras? É superficial ou é subterrânea? Tendo em conta a origem, é segura?
  • Como se pode assegurar a qualidade da água na origem? Toda a água precisa de ser tratada?
  • A quantidade de água que temos no nosso planeta é a mesma desde que há vida na Terra? Qual o contributo das Alterações Climáticas e dos fenómenos extremos para a variação da quantidade de água disponível para a humanidade?

Falar-se-á também da importância das ciências na garantia da qualidade da água que bebemos, de como o papel das ciências nesta área tem evoluído ao longo dos últimos cem anos e do papel do “pai” da Química portuguesa neste contexto.

A sessão terá como convidados os professores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Nuno Formigo, António Fernando Silva e António Guerner Dias.

Local: Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Horário: 17h00

Entrada livre

19 ABR ’24

Apresentação da monografia Exemplaris – Pedro de Figueiredo

No dia 19 de abril de 2024, pelas 18h00, o Laboratório Ferreira da Silva acolherá a sessão de apresentação da monografia Exemplaris – Pedro de Figueiredo, publicada pela Câmara Municipal de Tondela. A sessão incluirá uma intervenção da autora da obra, Maria de Lurdes Pinto, acerca da vida e obra de Pedro de Figueiredo Ferreira (1880-1972), insigne artista e douto pedagogo nas escolas artísticas e industriais do Porto. Será dado particular destaque aos painéis e frisos de azulejos, assinados pelo artista, provenientes do histórico Laboratório Médico Professor Alberto d’Aguiar e património da Universidade do Porto desde 2018, dos quais uma pequena seleção estará exposta.

Local: Laboratório Ferreira da Silva

Horário: 18h00

Entrada livre

2 JUN ’24

Roteiro do Conhecimento Os laboratórios de Ferreira da Silva: em prol do ensino e da investigação em análise química

Local: Percurso no centro da cidade do Porto

Horário: 10h00

Participação gratuita mediante inscrição prévia

Mais informação aqui.

O programa está em construção, pelo que o/a convidamos a manter-se atento/a aos nossos canais de divulgação e a acompanhar as novidades que estamos a preparar.