ROTEIROS DO CONHECIMENTO 2024
Já na sétima edição, os Roteiros do Conhecimento são um programa de percursos temáticos gratuitos e de valorização da cultura nas áreas da saúde, biologia, geologia, matemática, arqueologia, tecnologia, astronomia, entre outras, que convida à descoberta do património nacional.
Esta é uma iniciativa da Infraestrutura Portuguesa de Coleções Científicas para a Investigação (PRISC) coordenada a nível nacional pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-U.Lisboa), e organizada em estreita parceria com entidades de norte a sul do país detentoras de património e promotoras de iniciativas de consciencialização pública.
O MHNC-UP associa-se mais uma vez a esta iniciativa, propondo uma seleção de roteiros a ter lugar na cidade do Porto.
OS LABORATÓRIOS DE FERREIRA DA SILVA: EM PROL DO ENSINO E DA INVESTIGAÇÃO EM ANÁLISE QUÍMICA
Em 2 de junho de 1884, abriu ao público portuense o Laboratorio Municipal de Chimica, com a missão de analisar a qualidade dos géneros alimentícios e de detetar eventuais falsificações. Criado por iniciativa da Câmara Municipal, foi montado e seria gerido por António Joaquim Ferreira da Silva (1853-1923), lente de química da Academia Politécnica e responsável pelo seu laboratório de ensino, que ele próprio frequentara enquanto jovem aluno do Instituto Industrial, e o qual viria também a expandir.
O Laboratorio Municipal alcançou grande notoriedade, vendo-se inclusivamente envolvido em dois casos mediáticos nos finais do séc. XIX – o caso médico legal Urbino de Freitas e a questão da suposta salicilagem dos vinhos portugueses exportados para o Brasil. O prestígio de Ferreira da Silva, como investigador analista e como professor, permitiu-lhe, após o encerramento imprevisto e arbitrário do Laboratorio Municipal em 1907, reclamar uma parte significativa das áreas novas do edifício recém-concluído da Academia, dando origem ao “grande laboratório de química analítica”, rebatizado “Laboratório Ferreira da Silva” em 1922 e recentemente requalificado.
Visitaremos o local onde antes se ergueu o Laboratorio Municipal, em plena Avenida dos Aliados; de seguida, o espaço onde existiu o laboratório em que Ferreira da Silva terá tido o primeiro contacto com a Química e que voltou a acolhê-lo já como lente, bem como o Laboratório Ferreira da Silva, ambos no edifício histórico da Universidade do Porto.
Este roteiro está integrado no programa Química para a vida.
Datas e horas:
- sábado, 10 de fevereiro de 2024, 10h00
- domingo, 2 de junho de 2024, 10h00
Duração: 2h
Dinamização: Marisa Monteiro, Curadora de instrumentos científicos do MHNC-UP
Número limite de vagas: 20 pessoas
Ponto de encontro: Avenida dos Aliados, junto à estátua de Almeida Garrett, na frente da Câmara Municipal do Porto
Participação gratuita, mediante inscrição prévia: visitas@mhnc.up.pt
HERBÁRIO DA UNIVERSIDADE DO PORTO: JANELA BOTÂNICA PARA O PASSADO DA CIDADE
Um herbário não é apenas uma coleção de plantas secas: é uma janela para o passado, revelando histórias sobre a vida e o ambiente de uma cidade. Desde o século XVII que naturalistas e botânicos exploraram o núcleo citadino e suas redondezas, coletando plantas meticulosamente identificadas, catalogadas e preservadas. Estas coleções botânicas são valiosos recursos educativos e de investigação, utilizados por estudantes, cientistas e historiadores para compreender a história natural e cultural da cidade do Porto.
Comparando espécimes de diferentes séculos e décadas, é possível identificar mudanças significativas no ambiente urbano, como a expansão da cidade, a extinção de algumas espécies nativas e a introdução de plantas exóticas. Além disso, o uso medicinal e cultural de muitas dessas plantas é documentado nos herbários, revelando como eram usadas. Nesta visita exclusiva, conheceremos as coleções botânicas que ligam as pessoas às plantas e a cada lugar, para descobrir a relevância do Herbário do MHNC-UP, na companhia da sua curadora, Cristiana Vieira.
Datas e horas:
- sábado, 6 de julho de 2024, 16h00
Duração: 2h
Dinamização: Cristiana Vieira, Curadora do Herbário do MHNC-UP
Número limite de vagas: 20 pessoas
Ponto de encontro: Polo Central do Museu de História Natural e Ciência da U.Porto, Campo dos Mártires da Pátria 81, Porto. Portugal
Participação gratuita, mediante inscrição prévia: visitas@mhnc.up.pt