REGULAMENTO

VISITAS ESCOLARES

Destinatários

Grupos escolares e instituições culturais e educativas:

• Educação Pré-Escolar
  • Primeiro Ciclo do Ensino Básico
  • Segundo Ciclo do Ensino Básico
  • Terceiro Ciclo do Ensino Básico
  • Ensino Secundário
  • Ensino Tecnológico e Profissional
  • Ensino e Formação de Adultos
  • Ensino Universitário
  • Outros (por exemplo, centros sociais ou associações culturais)

Duração da visita

O tempo de duração das visitas à Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva  e ao Jardim Botânico do Porto varia de acordo com o tipo de inscrição, podendo ir de 45 minutos (mínimo) a 2 horas (máximo) em cada uma daquelas unidades.

Organização dos grupos

Com vista a assegurar uma maior eficiência na gestão da visita e da ocupação do espaço, procuraremos que cada grupo de alunos não exceda, ou exceda apenas marginalmente, 20 elementos. No caso do número de alunos da(s) turma(s) ser superior, o grupo será dividido.

Tipos de visita

• Visita livre (implica marcação prévia, ficando a orientação a cargo do docente)
  • Visita orientada à exposição permanente da Galeria da Biodiversidade (duração: 1h)
  • Visita orientada ao Jardim Botânico do Porto (duração: 1h)
  • Visita orientada à exposição permanente da Galeria da Biodiversidade + Visita orientada ao Jardim Botânico (duração 2h30)

Normas do visitante e participante em visitas e actividades educativas

1. A inscrição prévia é obrigatória e sujeita à disponibilidade do MHNC-UP, devendo ser efectuada de terça a sexta-feira com, pelo menos, uma semana de antecedência.
  2. A inscrição só é válida quando confirmada.
  3. As visitas e atividades do Programa Educativo estão adaptadas às diferentes idades, necessidades e níveis de escolaridade dos participantes;
  4. A entrada dos docentes é gratuita (um bilhete por cada docente/adulto acompanhante de um grupo de 10 elementos).
  5. Mediante marcação e apresentação de comprovativo pela Direção da Instituição ou do Agrupamento Escolar poderão ser autorizadas, gratuitamente, visitas de prospeção para docentes destinadas à preparação da visita com os alunos.
  6. Os grupos devem chegar à receção do MHNC-UP cerca de 15 minutos antes da hora prevista para a visita, de modo a permitir que esta se inicie à hora marcada.
  7. A tolerância máxima de atraso para o início das atividades é de 15 minutos.
  8. Se os docentes assim o solicitarem (de preferência com a antecedência mínima de duas semanas), as visitas podem ser previamente configuradas de acordo com os seus interesses particulares ou os níveis de escolaridade dos alunos.
  9. Contando com a edificante colaboração dos docentes no acompanhamento dos alunos, lembramos que estes não poderão ausentar-se durante a visita, nem atender ou falar ao telefone (salvo raras, curtas e urgentes exceções).
  10. De modo inequívoco, os alunos não podem visitar, participar em atividades ou circular dentro do museu sem estarem acompanhados pelos docentes e adultos responsáveis pela sua entrada.
  11. Apesar de contarmos com o comportamento cívico dos visitantes, fazemos notar que na visita aos espaços não é permitido comer, beber, ouvir música, falar alto ou ao telemóvel, correr, dar saltos, debruçar-se sobre os varandins, encostar-se às paredes do museu, tocar nos animais taxidermizados e outros objetos delicados, colher ou danificar plantas, trepar a árvores e atirar objetos para os lagos.
  12. O cancelamento de visitas de grupos deverá ser feito num prazo máximo de 48 horas relativamente à data da visita, sob pena de não ser possível a devolução do valor pago.

ANIVERSÁRIOS TEMÁTICOS

Normas específicas para os participantes em aniversários temáticos

1. Os pedidos de reserva de aniversários devem ser feitos com um mês de antecedência.
  2. O número mínimo de participantes é de 12 crianças e o máximo de 30 crianças.
  3. A idade mínima é de 6 anos e a máxima de 12 anos.
  4. Caso existam participantes com idade inferior a 6 anos, estes terão de ser acompanhados por um adulto.
  5. Por cada grupo de crianças de até 30 elementos será permito o acesso gratuito de quatro adultos.
  6. O pagamento deverá ser feito na receção da Galeria da Biodiversidade, no próprio dia, antes da realização da festa, em multibanco ou numerário.
  7. Dependendo das condições meteorológicas do dia escolhido para a festa de aniversário, o tema da sessão poderá ser alvo de alteração.
  8. A decoração do espaço onde decorrerão as atividades previstas no programa será assegurada pelo MHNC-UP, podendo, em casos excepcionais e sempre que solicitado com a devida antecedência, ser incorporados elementos específicos identificados pelos pais/encarregados de educação, eventualmente implicando o pagamento de um custo adicional, a negociar.
  9. O MHNC-UP não se responsabiliza pela perda, dano ou furto de qualquer tipo de objeto pessoal.
  10. No que diz respeito ao lanche, este poderá ser trazido pelos pais/encarregados de educação ou por empresas de catering por estes selecionadas. O MHNC-UP poderá recomendar serviços de catering com menus pré-definidos, mas ajustáveis.
  11. O MHNC-UP assume um compromisso com a sustentabilidade, pelo que, em linha com a sua política ambiental, incentivamos a não utilização de material plástico descartável e tanto quanto possível o recurso a artigos locais.

O MHNC-UP agradece a sua visita e colaboração!