REGULAMENTO

VISITAS ESCOLARES

Destinatários

Grupos escolares e instituições culturais e educativas:

• Educação Pré-Escolar
  • Primeiro Ciclo do Ensino Básico
  • Segundo Ciclo do Ensino Básico
  • Terceiro Ciclo do Ensino Básico
  • Ensino Secundário
  • Ensino Tecnológico e Profissional
  • Ensino e Formação de Adultos
  • Ensino Universitário
  • Outros (por exemplo, centros sociais ou associações culturais)

Duração da visita

O tempo de duração das visitas à Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva (CCV) e ao Jardim Botânico do Porto varia de acordo com o tipo de inscrição, podendo ir de 45 minutos (mínimo) a 2 horas (máximo) em cada uma daquelas unidades.

Organização dos grupos

Com vista a assegurar uma maior eficiência na gestão da visita e da ocupação do espaço, procuraremos que cada grupo de alunos não exceda, ou exceda apenas marginalmente, 20 elementos. No caso do número de alunos da(s) turma(s) ser superior, o grupo será dividido.

Tipos de visita

• Visita livre (implica marcação prévia, ficando a orientação a cargo do docente)
  • Visita orientada à exposição permanente da Galeria da Biodiversidade – CCV (duração: 1h)
  • Visita orientada ao Jardim Botânico do Porto (duração: 1h)
  • Visita orientada à exposição permanente da Galeria da Biodiversidade – CCV + Visita orientada ao Jardim Botânico (duração 2h30)

Normas do visitante e participante em visitas e actividades educativas

1. A inscrição prévia é obrigatória e sujeita à disponibilidade do MHNC-UP, devendo ser efectuada de terça a sexta-feira com, pelo menos, uma semana de antecedência;
  2. A inscrição só é válida quando confirmada;
  3. As visitas e atividades do Programa Educativo estão adaptadas às diferentes idades, necessidades e níveis de escolaridade dos participantes;
  4. A entrada dos docentes é gratuita (um bilhete por cada docente/adulto acompanhante de um grupo de 10 elementos);
  5. Mediante marcação e apresentação de comprovativo pela Direção da Instituição ou do Agrupamento Escolar poderão ser autorizadas, gratuitamente, visitas de prospeção para docentes destinadas à preparação da visita com os alunos.
  6. Os grupos devem chegar à receção do MHNC-UP cerca de 15 minutos antes da hora prevista para a visita, de modo a permitir que esta se inicie à hora marcada;
  7. A tolerância máxima de atraso para o início das atividades é de 15 minutos;
  8. Se os docentes assim o solicitarem (de preferência com a antecedência mínima de duas semanas), as visitas podem ser previamente configuradas de acordo com os seus interesses particulares ou os níveis de escolaridade dos alunos;
  9. Contando com a edificante colaboração dos docentes no acompanhamento dos alunos, lembramos que estes não poderão ausentar-se durante a visita, nem atender ou falar ao telefone (salvo raras, curtas e urgentes exceções);
  10. De modo inequívoco, os alunos não podem visitar, participar em atividades ou circular dentro do museu sem estarem acompanhados pelos docentes e adultos responsáveis pela sua entrada.
  11. Apesar de contarmos com o comportamento cívico dos visitantes, fazemos notar que na visita aos espaços não é permitido comer, beber, ouvir música, falar alto ou ao telemóvel, correr, dar saltos, debruçar-se sobre os varandins, encostar-se às paredes do museu, tocar nos animais taxidermizados e outros objetos delicados, colher ou danificar plantas, trepar a árvores e atirar objetos para os lagos.
  12. O cancelamento de visitas de grupos deverá ser feito num prazo máximo de 48 horas relativamente à data da visita, sob pena de não ser possível a devolução do valor pago.

ANIVERSÁRIOS TEMÁTICOS

Normas específicas para os participantes em aniversários temáticos

1. Os pedidos de reserva de aniversários devem ser feitos com um mês de antecedência.
  2. O número mínimo de participantes é de 12 crianças e o máximo de 30 crianças.
  3. A idade mínima é de 6 anos e a máxima de 12 anos.
  4. Caso existam participantes com idade inferior a 6 anos, estes terão de ser acompanhados por um adulto.
  5. Por cada grupo de crianças de até 30 elementos será permito o acesso gratuito de quatro adultos.
  6. O pagamento deverá ser feito na receção da Galeria da Biodiversidade – CCV, no próprio dia, antes da realização da festa, em multibanco ou numerário.
  7. Dependendo das condições meteorológicas do dia escolhido para a festa de aniversário, o tema da sessão poderá ser alvo de alteração.
  8. A decoração do espaço onde decorrerão as atividades previstas no programa será assegurada pelo MHNC-UP, podendo, em casos excepcionais e sempre que solicitado com a devida antecedência, ser incorporados elementos específicos identificados pelos pais/encarregados de educação, eventualmente implicando o pagamento de um custo adicional, a negociar.
  9. O MHNC-UP não se responsabiliza pela perda, dano ou furto de qualquer tipo de objeto pessoal.
  10. No que diz respeito ao lanche, este poderá ser trazido pelos pais/encarregados de educação ou por empresas de catering por estes selecionadas. O MHNC-UP poderá recomendar serviços de catering com menus pré-definidos, mas ajustáveis.
  11. O MHNC-UP assume um compromisso com a sustentabilidade, pelo que, em linha com a sua política ambiental, incentivamos a não utilização de material plástico descartável e tanto quanto possível o recurso a artigos locais.

O MHNC-UP agradece a sua visita e colaboração!