UM SÉCULO E TANTO – 130 ANOS NATIONAL GEOGRAPHIC

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA DA U.PORTO – POLO CENTRAL

18 de outubro de 2019 a  27 de dezembro de 2020

October 18, 2019 to December 27, 2020

Nota: Em conformidade com as medidas de contenção da pandemia recentemente anunciadas, nos próximos fins de semana, todas as instalações do MHNC-UP – Polo Central, Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva e Jardim Botânico do Porto – encerrarão ao público pelas 13h00.  Nos dias 24 e 25 de dezembro, o MHNC-UP estará encerrado ao público.

A exposição que ilustra os 130 anos da marca National Geographic estará patente no polo central do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) até julho de 2020 com fotografias e objetos icónicos.

O  MHNC-UP acolhe no Edifício Histórico da Reitoria da Universidade do Porto (à Cordoaria)  a exposição que celebra a fundação daquela que se tornou uma das instituições de referência na exploração do mundo: a National Geographic Society (NGS). O espírito aventureiro que orientou a existência destas duas instituições é celebrado com a apresentação de momentos marcantes na história do conhecimento humano.
Ao longo desta exposição, com recurso a imagens impactantes e a objetos singulares que nos chegam das coleções da NGS e do MHNC-UP, bem como de instituições parceiras como a emblemática Sociedade de Geografia de Lisboa, o Museu de Marinha e o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, mostramos como a curiosidade e a vontade de conhecer o mundo moldaram a nossa perceção da realidade.

Notice: In compliance with the recently announced pandemic containment measures, in the next weekends, all MHNC-UP facilities – Core Pole, Hall of Biodiversity – Centro Ciência Viva and Botanical Garden of Porto – will be closed to the public from 13h00. On December 24 and 25 the MHNC-UP will be closed to the public.

The exhibition that tells the story of National Geographic’s 130 years will be on display at the core pole of the Natural History and Science Museum of the University of Porto until July 2020, inviting us to see a rich selection of iconic photographs and objects.

The MHNC-UP hosts in the Historical Building of the Rectory of the University of Porto (near Cordoaria Garden) the exhibition that celebrates the foundation of one of the reference institutions in the exploration of the world: National Geographic Society (NGS). The adventurous spirit that guided the path of these two institutions is celebrated with the presentation of memorable moments in the history of human knowledge.
Throughout this exhibition, using strong images and unique objects from the NGS and MHNC-UP collections, as well as from partner institutions such as the iconic Lisbon Geographical Society, the Navy Museum and the National Museum of Natural History and Science of the University of Lisbon, we unveil how curiosity and the willingness to explore the world shaped our perception of reality.

Toda a informação disponível em | All information available at: www.natgeo.pt.

Horário | Time

Terça a domingo, 10h00 às 18h00 (último acesso: 17h30) | Tuesday to Sunday, 10h00 to 18h00 (last admission: 17h30)

Preços (por visitante) | Entry fees (per visitor)

4 € – Bilhete Regular | Regular ticket

10 € – Bilhete de Família (dois adultos e descendentes até aos 17 anos) | Family ticket (2 adults and descendants up to 17 years old)

3 € – Grupos (mínimo de 10 pessoas) | Group ticket (minimum 10 persons)

2 € – Estudante, Jovem (5-17 anos), Cartão Jovem | 5-17 years old, Student, Youth Card

2 € – Sénior ( > 65 anos)  | Senior (> 65 years old)

3 € – Assinantes da revista National Geographic, Colaboradores U.Porto, Ciência Viva e Fox Networks Group, Detentores do cartão Circuitos Ciência Viva | National Geographic Magazine subscribers, U.Porto and Ciência Viva Network collaborators, Circuitos Ciência Viva holders

8 € – Bilhete família (Assinantes da revista National Geographic, Colaboradores U.Porto, Ciência Viva e Fox Networks Group, Detentores do cartão Circuitos Ciência Viva)  | Family ticket (National Geographic Magazine subscribers, U.Porto and Ciência Viva Network collaborators, Circuitos Ciência Viva holders)

+ 1€ – Suplemento de visita guiada (para cada uma das tipologias anteriores, mediante marcação prévia) | Guided visit (for each of the abovementioned categories, subject to pre-booking)

1.5 € – Visitas de estudo | School visit

Entrada gratuita | Free entry:

• Crianças até aos 4 anos (exceto grupos) |  Children up to 4 years old (except groups)
  • Professores e jornalistas (em exercício profissional) | Teachers and press members (on duty)
  • Acompanhantes de pessoas com mobilidade reduzida ou invisuais | Caretakers
  • Membros do ICOM e associados da APOM | ICOM members and APOM associates
  • Segundo domingo de cada mês – 10h00 – 13h00 | Second Sunday of the month – 10h00-13h00

As visitas guiadas (grupos escolares e outros) estão sujeitas a inscrição prévia (visitas@mhnc.up.pt) efectuada de terça a sexta-feira, com uma semana de antecedência e sujeita à disponibilidade do MHNC-UP. | Guided visits (school and other groups) must be booked (visitas@mhnc.up.pt) from Tuesday to Friday one week in advance, and are subject to the MHNC-UP’s availability.

A emissão de bilhetes com desconto depende da apresentação de documentos comprovativos válidos. | Discount fares subject to the presentation of a valid document.

Preçário de visitas combinadas | Combined visits fees

Conheça a nossa oferta especial para visitas combinadas às várias exposições patentes no polo central do MHNC-UP e na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva.     Find out all about our special offer for combined visits to the various exhibitions on display at the MHNC-UP’s Core Pole and the Hall of Biodiversity – Ciência Viva Center.